5
O exemplo mais claro desse uso especializado de “ fé ” está em Judas , onde os cristãos são conclamados a “ batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos ” ( v . 3 ). Aqui , “ a fé ” é “ entregue ” aos santos . Judas exorta os cristãos a “ batalharem ” por essa fé . Batalhar significa “ lutar ” ou “ combater ”. Como o contexto dessa epístola se concentra na necessidade de defender as crenças cristãs dos falsos mestres , é provável que “ batalhar pela fé ” se refira à defesa do conteúdo da fé . O ponto em questão era o desejo de Judas de incentivar os cristãos a defenderem as verdades nas quais sua fé havia sido depositada .
Outro exemplo anterior desse uso aparece em Gálatas . Paulo se refere ao fato de que agora ele pregava “ a fé que antes destruía ” ( 1:23 ). Novamente , a expressão “ a fé ” só é inteligível se estiver se referindo a certas verdades que definem o cristianismo . Paulo não teria procurado destruir a fé como uma característica animadora da vida espiritual . Mas ele havia se oposto ao Senhor Jesus , Sua morte e ressurreição . Assim , “ a fé ” só é inteligível aqui se estiver se referindo ao que os cristãos criam .
Um outro exemplo pode ser encontrado em Filipenses , onde ele incentiva os cristãos a combaterem “ juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho ” ( Filipenses 1:27 ). Seu objetivo é incentivar os cristãos a trabalharem juntos para promover as verdades da morte , ressurreição e ascensão de Cristo . A “ fé ” do evangelho são as verdades básicas que sustentam o evangelho .
Inevitavelmente , há ocasiões em que pode ser difícil decidir se é a fé pessoal ou o corpo da verdade que está em vista . Assim , quando Paulo afirma :
“ Guardei a fé [ ten pistin ]” ( 2 Timóteo 4:7 ), ele provavelmente tem em mente “ o modelo das sãs palavras ” ( 2 Timóteo 1:13 ). Outra versão , entretanto , traduz : “ Eu permaneci fiel ”. Os exemplos a seguir são de outras ocasiões em que “ a fé ” se refere ao corpo da verdade ( Atos 6:7 ; 2 Coríntios 13:5 ; Colossenses 1:23 ; 1 Timóteo 4:1 ; 5:8 ; 6:10 ).
Seria tentador dizer que sempre que a palavra se refere às crenças fundamentais do cristianismo , ela é precedida pelo artigo definido “ a ”. Infelizmente , as coisas não são tão simples assim . No texto original , o artigo definido é usado antes da palavra “ fé ” quando a fé pessoal está em destaque . Por exemplo , Paulo fala da “ justiça de Deus pela fé ” e usa o artigo definido antes da palavra fé ( te pistei ). Da mesma forma , Paulo escreve sobre a fé pessoal de Abraão : “ e não enfraquecendo na fé ” ( te pistei ), com o artigo definido ( Romanos 3:22 ; 4:19 ).
Sendo assim , a afirmação de que “ a fé ” pode se referir à doutrina depende mais de considerações contextuais do que gramaticais .
Deve-se observar que há expressões paralelas que se referem à mesma ideia . Paulo se refere ao “ modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido ” ( 2 Timóteo 1:13 ) e ao “ depósito que te foi confiado ” ( 1 Timóteo 6:20 ). Essas expressões devem ser consideradas como coextensivas com “ a fé ”.
Também é evidente que esse termo “ a fé ” foi usado para definir a doutrina cristã antes de as Escrituras do Novo Testamento terem sido concluídas e muito antes de terem sido organizadas no cânone . Portanto , “ a fé ” não é coextensiva com as Escrituras , embora “ a fé ” possa ser encontrada nas Escrituras .
5