20
útil mais tarde, quando ela cuidou dos espias e os manteve seguros. Em ambos os exemplos, as obras ocorreram muito tempo depois que foram declarados justos pela fé. As obras evidenciaram uma fé viva que estava ativa diariamente para salvá-los. Nem o destino eterno de Abraão nem o de Raabe dependiam da ação ou da manutenção das obras.
Em ambos os exemplos, as obras ocorreram muito tempo depois que foram declarados justos pela fé.
20
Fé útil
Qual é o objetivo de Tiago? Ele está empenhado em garantir que os cristãos vivam vidas que sejam transformadas. Ele não está ensinando-os a olhar para a fé inútil como prova da falta de salvação da penalidade do pecado; ele está exortando-os a que sua fé em Deus seja mais do que uma fuga do fogo da penalidade do pecado. Ele quer que a fé reaja às provações da vida com perseverança( cap. 1). Ele deseja que os cristãos respondam à lei da liberdade e a vivam para seu benefício e bem-estar pessoal. Talvez o mais importante seja o fato de ele estar exortando os cristãos a terem uma fé que corresponda ao estilo de vida modelado pelo Senhor Jesus( 2:1). A fé cheia de obras os levaria a agir de forma desprovida de parcialidade, com os menos afortunados e necessitados tendo suas necessidades atendidas simplesmente por entrarem em contato com um cristão verdadeiro. Ele está interessado em que a dimensão espiritual da fé em Deus seja traduzida na dimensão física do serviço para os outros.
Tiago é um sujeito prático. Ele não está argumentando contra a justificação somente pela fé. Ele presume isso. No entanto, ele está preocupado com o fato de os cristãos desfrutarem dos benefícios de interações fiéis com Deus, evidenciadas em boas obras. Paulo