13
Testamento . Hebreus 11 , o grande “ Hall da Fama ” da fé , descreve toda a sua vida como uma jornada de fé . Desde o momento em que respondeu ao chamado de Deus para deixar seu lar e sua família em Ur dos Caldeus , ele estava sempre se movendo – não apenas para frente , mas para cima – em direção à cidade celestial prometida , projetada e construída por Deus .
Embora a fé de Abraão tenha se estendido para frente e para cima , ela também se enraizou para baixo . Primeiro , quando foi chamado para abandonar o ambiente familiar e ir para uma terra desconhecida , Abraão obedeceu . Depois , vendo como Deus havia abençoado sua obediência com prosperidade material , preservando-o até mesmo de sua própria loucura , ao receber a promessa de um filho na velhice ,
Abraão creu . Desconsiderando obstáculos naturais óbvios – a “ morte ” de seu corpo e do corpo de sua esposa –, a fraqueza física deles foi mais do que compensada por sua força de fé . Finalmente , quando
Deus lhe pediu que matasse aquele em quem todas as suas aspirações se concentravam , Abraão colocou tudo sobre o altar , considerando que o Deus que lhe dera um filho do ventre “ morto ” de Sara , poderia ressuscitá-lo da morte do túmulo . Sua história demonstra a importância central da caminhada de fé do cristão : a experiência pessoal com Deus .
A prova e o poder da fé
Deus não permite que Seu povo seja provado até o ponto de ruptura ( 1 Coríntios 10:13 ). “ Para que a prova da vossa fé [...] se ache em louvor , e honra , e glória , na revelação de Jesus Cristo ” ( 1 Pedro 1:7 ). Assim como Ele não os prova para determinar sua fidelidade ( Tiago 1:13 ), mas para demonstrá-la para Sua glória , é significativo que o verdadeiro teste da fé de Abraão tenha ocorrido nos últimos anos de sua peregrinação . Embora alguns cristãos queridos sejam chamados a enfrentar provações relativamente cedo na vida , a maioria de nós ainda está mal equipada para suportar tais fardos em nossa juventude .
Com que confiança o idoso peregrino subiu o monte Moriá , com seu entendimento dos caminhos de Deus agora aperfeiçoado pela experiência e mais afiado do que sua lâmina embainhada , sua fé ardendo mais brilhante do que a brasa em sua mão . “ Eu e o moço iremos até ali ; e [...] tornaremos a vós ” ( Gênesis 22:5 ), disse ele aos servos . Quando questionado sobre o cordeiro para o holocausto , ele disse : “ Deus proverá ” ( v . 8 ). Deus já havia visto , provido e preservado seu filho Ismael quando nem havia nascido ( Gênesis 16:13 ), portanto , veria , proveria e cuidaria de seu filho Isaque novamente .
13