Fé | Page 14

14
“ Iremos até ali ; e havendo adorado ”, disse ele . Como sua confiança em Deus floresceu no fruto pacífico da retidão ! Como a genuinidade de sua fé , provada na fornalha , produziu o ouro puro da obediente dependência de Deus ! E com que assombro e alegria ele viu sua expectativa milagrosamente cumprida quando , figurativamente falando , recebeu Isaque de volta dos mortos ( Hebreus 11:19 )!
Abraão é destaque no Hall da Fama da fé , onde esta é o poder invencível , embora invisível , daqueles que realizaram grandes feitos para Deus . A fé nos permite entender as perplexidades do passado , apreender as promessas do futuro e lutar contra os problemas do presente . Pela fé , o povo de Deus é capaz de se submeter à adversidade e subjugar seus inimigos ; é capaz de adorar de forma aceitável e trabalhar para Deus de forma eficaz , de viver de forma justa e vencer milagrosamente .
É isso que Pedro quis dizer quando falou sobre o poder preservador da fé . Os eleitos segundo a presciência de Deus Pai , em santificação do Espírito , para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo ( 1 Pedro 1:2 ), estão sendo protegidos pela força de Deus por meio da fé , aguardando a herança futura que Ele lhes garantiu no céu .

14

A perspectiva da fé
Isso nos leva finalmente à perspectiva final da fé de Abraão . Sua jornada de fé adiante e acima foi energizada pela convicção de que ele e seus filhos herdariam e povoariam uma cidade , precisamente concebida , permanentemente consolidada e perfeitamente construída pelo Deus com quem ele , o “ Amigo de Deus ”, andava diariamente ( Hebreus 11:10 ; Tiago 2:23 ). Essa confiança divinamente gerada é inabalável e imparável .
Abraão e seus fiéis companheiros estão sempre presentes , cercandonos como uma nuvem , às vezes testemunhando o incentivo para prosseguirmos fielmente , às vezes testemunhando a repreensão por desistirmos tão facilmente . Todos eles morreram na fé , sem terem recebido as promessas ; mas vendo-as de longe , e crendo-as e abraçando-as , prosseguiram para o alvo . Embora tenham morrido na fé , sabiam muito pouco dos enormes benefícios espirituais que os cristãos herdariam por meio de Cristo . Quanto mais nós , a quem Deus revelou tais bênçãos em Sua Palavra , devemos não apenas viver como aqueles que não estão em casa neste deserto , mas , assim como Abraão , como aqueles que estão indo para casa por Sua grande graça e poder .