9
estabilizar a igreja com o influxo de cristãos gentios. O homem tempestuoso, semelhante a uma onda, havia se tornado um aqueduto de bênçãos.
Palavras
Um líder de homens não é apenas um homem de ação, mas também um homem de palavras. Pedro achava que era melhor dizer algo do que não dizer nada( Marcos 9:6), mesmo que estivesse errado. O Senhor lhe havia dito para lançar as redes para a pesca, mas Pedro disse:“ Lançarei a rede”( Lucas 5:5). De forma infame, ele repreendeu o Senhor, contradizendo assim as palavras de Cristo e incorrendo na repreensão-“ Satanás”( Marcos 8:33). Infelizmente, ele negou o Senhor com maldições( Mateus 26:74).
No entanto, lado a lado com suas afirmações erradas estão algumas das declarações mais sublimes das Escrituras. Pouco antes de dizer“ Não é assim, Senhor”, ele havia dito:“ Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”( Mateus 16:16). Pouco antes de colocar Moisés e Elias em pé de igualdade com Cristo, ele disse:“ Mestre, bom é que nós estejamos aqui”( Marcos 9:5). E antes de interferir na carreira do apóstolo João, ele disse:“ Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”( João 21:17).
No entanto, com o tempo e a graça, as palavras de Pedro se tornaram mais parecidas com as de seu Senhor. Não foi a carne e o sangue que as transmitiram a ele, mas o Pai, que havia escolhido salvá-lo( Mateus 16:17; 1 Pedro 1:2). Quando outros discípulos recusavam uma dieta de palavras duras, ele as comia docemente, dizendo:“ Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”( João 6:68).
Ele foi o primeiro a pregar aos gentios, e a unidade entre suas palavras e as do céu era tão grande que“ abrindo Pedro a boca”( Atos 10:34), Deus a encheu. Pedro disse que os gentios ouviram o evangelho“ da minha boca”( 15:7). Suas palavras antes causavam o caos, mas se tornaram o meio de harmonia e estabilidade.
Assim como as palavras de Pedro foram transformadas, ele quer o mesmo para nós. Ele já havia amaldiçoado e falado sem pensar, mas nos diz para não falarmos engano( 1 Pedro 3:10) e que os homens devem“ falar segundo as palavras de Deus”( 4:11). Pedro conhecia sua Bíblia, citando Deuteronômio, os Salmos e Joel( Atos 3:22; 1:20; 2:16). Ele se sentia confortável em tipologia e escatologia( 1 Pedro 3:20; 2 Pedro 1:11). Como um apóstolo idoso, ele queria transmitir a Palavra de Deus a outros. Suas palavras muitas vezes falharam, mas ele indicou aos outros a infalível Palavra de Deus-“ Não seguindo fábulas artificialmente compostas... Temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos”( 2 Pedro 1:16,19). Ele afirmou a inspiração de ambos os Testamentos( 1:21; 3:2,16) e apontou todos os santos para a rocha inexpugnável dos Escritos Sagrados.
9