8 força, mas tinha de olhar para Cristo para obter a graça preservadora; ele foi“ guardado pelo poder de Deus por meio da fé”( 1 Pedro 1:5).
O homem tempestuoso, semelhante a uma onda, havia se tornado um aqueduto de bênçãos.
8 força, mas tinha de olhar para Cristo para obter a graça preservadora; ele foi“ guardado pelo poder de Deus por meio da fé”( 1 Pedro 1:5).
Outra lição aquática ensinou a Pedro o princípio da submissão. Como um líder nato, aliado ao seu privilégio espiritual como filho de um rei( Mateus 17:26), ele poderia ter pensado que poderia fazer o que quisesse. No entanto, o Senhor lhe disse:“ Vai ao mar”( v. 27). Até mesmo o mar e suas criaturas têm de obedecer às leis naturais. Da mesma forma, Pedro teve de aprender a se submeter aos outros, apesar de seus privilégios. Quando a dracma saiu da boca do peixe, ele teve de pagar seus impostos de forma submissa. É por isso que mais tarde ele escreveu:“ Sujeitai-vos, pois, a toda ordenança humana... Sujeitai-vos com todo o temor ao Senhor... Mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido... Sede todos sujeitos uns aos outros”( 1Pedro 2:13,18; 3:1; 5:5). Pedro acreditava na hierarquia autoritária, mas também aprendeu o valor da submissão obediente.
Pedro provavelmente deveria ter esperado no mar de Tiberíades, mas, agitado e ativo como sempre, ele incitou seus companheiros e declarou:“ Vou pescar”( João 21:3). Ao dizer essa palavra, todos os seus companheiros entraram no barco e se juntaram a ele na malfadada empreitada. Eles não pegaram nada. Pedro estava em turbulência desde sua negação, mas nas águas calmas de Tiberíades ele jantou com o Cristo ressurrecto e caminhou ao longo da praia em confissão. Como o salmista junto às águas tranquilas, ele podia dizer:“ Refrigera a minha alma”( Salmos 23:3). Ele foi restaurado quando o Senhor disse:“ Segue-me”( João 21:19). As águas da restauração ministraram graça ao humilde Pedro, e ele estava prestes a ser exaltado no devido tempo( 1 Pedro 5:6).
Cheio do Espírito, ele surge nos Atos para liderar o grupo apostólico. Seus sermões caem como águas poderosas, acusando Israel de crucificar o Cristo( Atos 2:23; 3:15; 4:10), mas prometendo chuvas refrescantes a todos os que se arrependerem( 3:19). Seu coração se enche de louvor ao ver a fonte de todas as bênçãos- Deus que fez o céu e o mar( 4:24). Ele espalhou o evangelho por toda a Judeia, Samaria, Jope e Babilônia. Ele foi o instrumento nas mãos de Deus para purificar a igreja da contaminação de Ananias e Safira e ajudou a