Discípulos | Page 7

7

PEDRO

Diz-se que o homem que não comete erros é o homem que não faz nada. Pedro era conhecido por suas falhas, mas elas estavam lá justamente porque ele realizou muito. Como Jacó, nós o conhecemos por um nome que às vezes está ligado ao seu antigo caráter, Simão( João 1:42); mas ele era chamado de Cefas e, aos poucos, foi ganhando esse nome. O Senhor disse sobre Pedro:“ O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”( Marcos 14:38), e, desde o momento em que foi chamado para seguir Cristo, Pedro embarcou em uma jornada que o tornaria um monólito espiritual. A mão do escultor tinha apenas que cortar a carne primeiro.
Água
Muitas das percepções que temos sobre a vida de Pedro estão ligadas à água; afinal, ele era um pescador. Às vezes, o próprio Pedro era como um líquido em sua forma bruta: uma força bruta, impulsiva e imprevisível. No entanto, quando usado corretamente, ele era energizante e animador.
No mar, ele aprendeu que o Senhor Jesus era o Criador encarnado. Quando sua rede se encheu com uma pesca milagrosa, ele só pôde confessar:“ Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador”( Lucas 5:8). As ondas de orgulho da personalidade de Pedro tiveram de ser humilhadas antes que o Senhor o chamasse para deixar tudo e servi- Lo.“ Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”( 1 Pedro 5:5). Uma onda carnal pode causar estragos, mas uma onda espiritual, humilhada e dirigida por Cristo, pode se transformar em energia de maré.
Pedro deve ser elogiado por ter saído do barco e andado sobre as águas( Mateus 14:29). Vemos uma aptidão para o risco, a fé crua e a iniciativa- qualidades louváveis- mas essas qualidades sozinhas não conseguiram vencer a tempestade. À medida que o medo e a dúvida inundavam sua alma no lago, ele aprendeu que não podia se manter em sua própria

7