29
Judas Iscariotes
Sete homens no Novo Testamento são chamados de Judas. Um cometeu imoralidade sexual e outro provocou uma rebelião civil. No entanto, foi somente sobre Judas Iscariotes que Jesus disse:“ Ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido”( Marcos 14:21). De fato, a biografia de Judas Iscariotes é uma tragédia épica que termina em pecado, suicídio e sofrimento.
A Escolha de Judas O Senhor Jesus subiu a um monte, orou a noite toda e depois“ escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos”( Lucas 6:13). Esse grupo incluía“ Judas Iscariotes, que foi o traidor”( v. 16). Os onze parecem ter sido da Galileia, mas Judas era do sul, de Queriote, em Judá. Não sabemos nada sobre a mãe de Judas. No entanto, João, que escreve muito sobre o Filho sábio que alegrou Seu Pai, apresenta quatro vezes o contraste de“ Judas Iscariotes, filho de Simão”( João 6:71; 12:4; 13:2,26). Portanto, lembremo-nos de que, por trás de todo fracasso, há pais de coração partido. Que evitemos culpar os pais pelas escolhas de seus filhos. Até mesmo o Pai perfeito disse a respeito de Israel:“ Criei filhos e exalceios, mas eles se prevaricaram contra mim”( Isaias 1:2).
Em parte, Jesus escolheu Judas para lhe dar uma oportunidade especial de ser salvo. Assim, Judas esteve com Jesus por três anos e ouviu Seus ensinamentos. Jesus também os enviou“ a pregar”( Marcos 3:14),“ deu-lhes poder”( Mateus 10:1), Judas foi encarregado da bolsa de dinheiro( João 12:6) e Pedro disse que Judas“ alcançou sorte neste ministério”( Atos 1:17). Mesmo após a traição, o Salvador ainda o chamou de“ amigo”
29