Discípulos | Page 30

30

30

( Mateus 26:50). Claramente, o Senhor não poderia tê-lo amado mais e concedeu a Judas muitos privilégios. Infelizmente, porém,“ a benignidade de Deus [ não ] conduziu(...) ao arrependimento”( Romanos 2:4).
Os Pecados de Judas Judas ilustra como“ o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males”( 1 Timóteo 6:10). Mas como Judas se tornou“ um ladrão”( João 12:6)? Tiago ensina que“ a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”( Tiago 1:15). Aparentemente, tudo começou com a cobiça por dinheiro. Em seguida, um desejo descontrolado levou a uma ação repetida, pois“ ele costumava pegar o que era colocado nela [ a bolsa de dinheiro ]”( João 12:6). Que lembrete assustador de que desejos pecaminosos levam a ações pecaminosas e ações pecaminosas a hábitos pecaminosos.
Outra advertência é que tolerar um pecado, provavelmente levará a outros pecados. Judas começou com luxúria, mas acabou com roubo, vida dupla, traição, apostasia e suicídio. Que o sino de advertência toque em nosso coração:“ O pecado, sendo consumado...”
A Mágoa de Judas Nem todo arrependimento é autêntico. Embora a Bíblia diga que Judas“ se arrependeu”( Mateus 27:3), esse não é o termo grego comum para arrependimento. Os estudiosos dizem que essa palavra significa“ arrepender-se... no sentido de que alguém deseja que isso possa ser desfeito”. Ele estava preocupado com as consequências ou com o pecado em si? Paulo explicou que“ a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte”( 2 Coríntios 7:10). As lágrimas, a emoção e o arrependimento não são indicadores confiáveis. Precisamos que Deus nos ajude a distinguir entre as lágrimas de Judas de remorso e a realidade do arrependimento genuíno.
Judas viveu habilmente uma vida dupla, de modo que nem mesmo seu parceiro de pregação, Simão, o Zelote, suspeitou dele. As pessoas que aperfeiçoaram a arte de uma vida dupla, também são excepcionalmente hábeis em produzir um arrependimento de imitação de alto calibre. O verdadeiro arrependimento ocorre quando uma pessoa concorda com Deus sobre seu pecado( como o rei Davi), aceita a responsabilidade total e exclusiva por seu pecado( como Onésimo), está disposta a enfrentar as consequências( como o ladrão na cruz) e a fazer todo o possível para reparar os danos( como Zaqueu). A tristeza de Judas foi diferente.
O Suicídio de Judas O Senhor graciosamente advertiu Caim de que“ o pecado jaz à porta”( Gênesis 4:7), porque