21
Como é maravilhoso que nosso Senhor possa nos chamar e nos usar para Sua glória quando sentimos que não há nada de extraordinário em nós.
As palavras iniciais do Salvador são surpreendentes:“ Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!”( v. 47). Natanael quase certamente percebe a ironia.“ Jacó” significa‘ suplantador’ ou‘ enganador’, mas Natanael é“ de fato um israelita, em quem não há‘ Jacó’”. Mas isso é mais do que um elogio. Foi Deus quem Jacó encontrou, quem conheceu Jacó, quem Jacó veio a conhecer e quem mudou Jacó para sempre. Agora Natanael está conhecendo esse mesmo Deus.
A frase“ em cujo espírito não há engano” ecoa o Salmo 32:2, que descreve um homem abençoado“ em cujo espírito não há engano”. Natanael certamente está prestes a ser abençoado.“ Sem engano” também poderia ser traduzido como‘ sem duplicidade’, o que significa que Natanael era honesto e transparente. Isso fica evidente no ceticismo sincero de Natanael, em sua disposição para investigar, em sua vontade para ser convencido e em sua declaração imediata e sincera sobre a identidade de Cristo depois de convencido. Isso é verdade para nós?“ Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo”( Efésios 4:25).
Surpreso com a percepção de Cristo sobre seu caráter, Natanael pergunta:“ De onde me conheces tu?”( João 1:48). Natanael pode suspeitar que Filipe tenha informado o Senhor sobre ele. Mas o Senhor esclarece:“ Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira”( v. 48).
Isso imediatamente convence Natanael de que o homem que ele está conhecendo é“ o Filho de Deus... o Rei de Israel!”( v. 49). O que Natanael entende por ter sido visto pelo Senhor enquanto estava debaixo da figueira não é explicado. Sabemos que, na tradição judaica, a figueira geralmente representa o local de oração e meditação sobre as Escrituras. Talvez Natanael tenha estado recentemente em oração e contemplação sinceras a respeito do Messias e, agora, nesse momento, ele percebe que sua busca particular está sendo reconhecida e respondida por Cristo( Jeremias 29:13). Como é precioso quando O ouvimos nos responder
21