20
Natanael
Natanael, de Caná da Galileia, era provavelmente um humilde pescador de profissão( João 21:2). O nome“ Natanael” é encontrado apenas seis vezes, exclusivamente no Evangelho de João, mas muitos estudiosos da Bíblia acreditam que ele seja o mesmo homem mencionado como“ Bartolomeu”, que significa“ filho de Talmai”, em outras partes do Novo Testamento. Esse discípulo provavelmente era“ Natanael, filho de Talmai”, da mesma forma que Pedro era“ Simão Barjonas”, ou“ Simão, filho de Jonas”( Mateus 16:17). Natanael sendo Bartolomeu é apoiado ainda mais pela combinação de Filipe e Bartolomeu nas várias listas de discípulos( Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14; Atos 1:13), consistente com a combinação de Filipe e Natanael em João 1:45-49. Em cada uma dessas quatro listas, o encontramos na mesma posição: sexto- no meio. Como é maravilhoso que nosso Senhor possa nos chamar e nos usar para Sua glória quando sentimos que não há nada de extraordinário em nós, pessoas comuns,“ no meio do grupo”( 1 Coríntios 1:26-29).
20
O primeiro encontro registrado de Natanael com Cristo ocorreu apenas dois dias após o batismo do Senhor Jesus, durante a primeira semana do ministério público de nosso Senhor( João 1:45-49). Filipe, que acabara de ser chamado, encontra Natanael e exclama:“ Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e de quem escreveram os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”( v. 45). Natanael é imediatamente cético:“ Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”( v. 46). Sua reação poderia refletir uma visão depreciativa dos habitantes de Caná em relação à vila ainda menor de Nazaré, localizada a cerca de 14 quilômetros ao sul. No entanto, é mais provável que ela revele a preocupação de Natanael com o fato de que nenhuma profecia sobre o Messias menciona explicitamente Nazaré.
A resposta de Filipe é simples e sábia:“ Vem e vê”( v. 46). Observe esse padrão em João 1:39,42,46 e 4:29. Muitas vezes, essa ainda é a melhor abordagem:“ Venha comigo, ouça o evangelho, veja aquele que eu amo e em quem confio”.