Discípulos | Page 22

22
de forma tão direta e específica por meio de Sua Palavra hoje.
A referência à figueira também poderia ter evocado a promessa de Zacarias sobre“ o meu servo, o Renovo” e um tempo em que“ cada um(...) convidará o seu companheiro para debaixo da videira e para debaixo da figueira”( Zacarias 3:8-10)? Isso tem paralelo na profecia de Isaías a respeito do Rei de Israel:“ Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará”( Isaías 11:1). É interessante notar que a palavra hebraica netzer usada por Isaías para“ ramo” tem uma raiz relacionada à raiz do nome“ Nazaré”.“ Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” Sim, de fato, o Renovo saiu de Nazaré! Embora não saibamos o que convenceu Natanael, sua conclusão é enfática:“ Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”( João 1:49).
Nosso Senhor diz a Natanael:“ Na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem”( v. 51). Ele claramente faz alusão a Gênesis 28:12, onde Jacó vê uma escada que se estende até o céu com anjos subindo e descendo sobre ela. Ao apreciar quem é o Senhor Jesus, Natanael e aqueles que estão com ele(“ vós” é plural em João 1:51), virão a conhecê-Lo como o verdadeiro elo entre o céu e a terra, o mediador entre Deus e os homens, cumprindo as promessas feitas aos patriarcas. É interessante notar que a declaração de Filipe a Natanael de que“ achamos aquele de quem Moisés, na Lei, e também os profetas escreveram”( v. 45) foi confirmada nas interações de Cristo com Natanael: as referências a Jacó vêm dos livros de Moisés, e a figueira O liga aos profetas.
Não há dúvida de que, assim como Jacó, Natanael foi transformado para sempre ao encontrar Cristo. As Escrituras atestam a fidelidade de Natanael como um dos Doze. Eusébio de Cesareia e outros historiadores antigos sugerem que Natanael foi para a Índia, onde pregou o evangelho e deixou uma cópia do Evangelho de Mateus. Também se atribui a Natanael o mérito de ter levado o evangelho à Armênia. E o relato mais comum da morte de Natanael é que ele foi esfolado vivo e depois decapitado.
Certamente não há como dizer o que o Senhor pode fazer com“ um cristão comum” que entrega totalmente sua vida ao Rei dos reis, o Filho de Deus!

Natanael foi transformado para sempre ao encontrar Cristo.

22