35
A igreja deve ser um refúgio onde o povo de Deus seja recebido como Seu próprio povo, valorizado e seguro.
exemplo, assim como ela seguiu o exemplo de Cristo, que“ foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus”( Romanos 15:8).
Febe, uma santa
Paulo exortou os cristãos romanos a receber Febe“ como convém aos santos”( 16:2). Não devemos perder o significado dessa declaração, especialmente considerando o contexto histórico e cultural. O status de Cencréia como porto marítimo oriental de Corinto significava que havia todo tipo de idolatria e vícios. Embora Roma talvez não tivesse a mesma reputação de Corinto, ela também era caracterizada pela imoralidade generalizada, especialmente em questões sexuais.
No entanto, para a igreja em Roma, a respeito de uma irmã de Corinto, Paulo escreveu:“ A recebais no Senhor, como convém aos santos”. Alguém escreveu:“ É incerto se a ênfase deve ser colocada na dignidade dela como cristã ou na maneira digna pela qual eles, como igreja cristã, devem se comportar. Nenhuma delas deve ser excluída”.
Vine comenta:“ A santidade não é uma conquista; é um estado para o qual Deus, em graça, chama as pessoas”. Ela se refere ao fato de o cristão ter sido separado para a glória de Deus pelo Espírito Santo na salvação. No entanto, a vontade de Deus é que aqueles que foram santificados dessa forma progridem praticamente na santificação,“ porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”( 1 Tessalonicenses 4:7). Febe deveria ser recebida como a irmã caracteristicamente santa que ela era, e deveria ser recebida com as boasvindas e o cuidado que os cristãos caracteristicamente santos deveriam dar.
Paulo exortou os cristãos:“ a ajudes em qualquer coisa que de vós necessitar”( Romanos 16:2). As implicações práticas para a hospitalidade são óbvias. Como uma irmã que visitava uma cidade estranha sozinha, Febe sem dúvida teria apreciado um lugar seguro para ficar e a comunhão dos cristãos durante sua visita a Roma. No entanto, há implicações mais
35