Discípulas | Page 34

34
Febe, nossa irmã
Embora não haja nada explicitamente dito sobre seu estado civil, o fato de Febe não ser mencionada com um marido( como Priscila nos versículos seguintes) pode indicar que ela não era casada. Ou, talvez, ela fosse viúva( 1 Coríntios 7:15) ou casada com um marido incrédulo. Seja qual for o caso, a referência de Paulo a ela como“ nossa irmã” fala não apenas da maravilhosa verdade do relacionamento familiar de todo cristão na família de Deus, mas também da estima que ele tinha por sua vida e testemunho em Cencréia e além. Devemos ter o cuidado de respeitar todas as nossas irmãs como membros iguais, valiosas e úteis da família de Deus e do corpo de Cristo.

34

Febe, uma serva da Igreja
Acredita-se amplamente que Paulo confiou a Febe a entrega da carta aos romanos. Entregar um documento tão importante não era uma responsabilidade pequena! É quase certo que Febe havia demonstrado sua confiabilidade em atos de serviço anteriores.
Com relação aos vários sinônimos gregos que são traduzidos como servo ou ministro em inglês, Vine diz:“ Falando de forma ampla, diakonos visa um servo em relação ao seu trabalho”. Em outros lugares, Paulo elogia Epafras( Colossenses 1:7) e Tíquico( Efésios 6:21; Colossenses 4:7) como ministros / conservos“ fieis” e exorta Timóteo a ser um“ bom” ministro( 1 Timóteo 4:6). Ele descreve a si mesmo e a Apolo como“ ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um”( 1 Coríntios 3:5).
Há um trabalho espiritual que todo irmão e irmã devem realizar para a expansão do reino de Deus, alguns dos quais nossas irmãs são especialmente capacitadas para fazer. Paulo escreve sobre as mulheres mais velhas que ensinam o que é bom a fim de incentivar as mulheres mais jovens em sua vida familiar( Tito 2:3-5), embora suas habilidades pessoais sejam extremamente benéficas em uma esfera muito mais ampla. Muitas irmãs serviram efetivamente no campo missionário, e nossas igrejas são muito enriquecidas por irmãs que ajudam as viúvas( como Dorcas), apoiam os doentes e idosos ou trabalham incansavelmente para alcançar as crianças e mães em sua comunidade. Uma das maiores evangelistas pessoais que já conheci era uma irmã piedosa que nunca perdia uma oportunidade de falar uma palavra graciosa sobre o Senhor.
O que é evidente é que Febe tinha um coração de serva, pelo qual ela é reconhecida e elogiada por Paulo. Todos nós faríamos bem em seguir seu