28
Em Sua misericórdia soberana, Deus redirecionou Paulo para longe da Ásia, em direção à Europa, para que Lídia- uma mulher da
Ásia que vivia na Europa- pudesse ouvir as boas novas do evangelho e ser salva. Esses são Seus caminhos insondáveis!
28
21). No dia de sábado, Paulo e seus amigos saíram da cidade e foram até o rio, onde encontraram um grupo de mulheres que haviam se reunido para orar. Eles se sentaram e compartilharam o evangelho com elas, assim como o Salvador fez com a mulher samaritana no poço de Sicar.
Lídia era uma das mulheres que estavam lá naquele dia. Ela era natural de Tiatira, uma cidade famosa por sua tintura púrpura. Esse corante específico era muito difícil de ser produzido e, portanto, muito caro para ser comprado. Somente os ricos podiam se dar ao luxo de ter roupas de púrpura. Como“ vendedora de púrpura”, Lídia provavelmente importava mercadorias de sua cidade natal, Tiatira, e as vendia em Filipos. Seu negócio era bem-sucedido, a julgar pelo tamanho de sua casa, mas ela não deixava que sua riqueza a distraísse de buscar a Deus. Quando a maioria de seus amigos gentios ainda estava orando a ídolos pagãos, ela adorava o único e verdadeiro Deus de Israel. Ao buscá-Lo, ela não percebeu que Ele também a estava buscando, de uma forma extraordinária.
Em Sua misericórdia soberana, Deus redirecionou Paulo para longe da Ásia, em direção à Europa, para que Lídia- uma mulher da Ásia que vivia na Europa- pudesse ouvir as boas novas do evangelho e ser salva. Esses são Seus caminhos insondáveis!
Enquanto Paulo falava com ela, o Senhor abriu seu coração, e ela confiou em Cristo( 16:14). Ela foi para casa e compartilhou o evangelho com sua família, e eles também se converteram. Juntos, eles obedeceram ao Senhor no batismo.
Um lar aberto
O coração aberto de Lídia( para o evangelho) levou-a a ter uma casa aberta( para o evangelho). Primeiro, ela convidou Paulo e seus companheiros para ficarem com ela( 16:15). Depois, deu as boas-vindas aos cristãos que se reuniam em sua casa, tornando-a