27
Lídia
Uma porta aberta
Embora Lídia seja mencionada apenas brevemente nas Escrituras, sua história é um testemunho maravilhoso da graça de Deus. Ela também marca um momento importante na história cristã, quando o evangelho começou a avançar na Europa. Ela foi uma das primeiras almas salvas quando Paulo começou a pregar o evangelho na Europa.
Quando Paulo embarcou em sua segunda viagem missionária, ele não tinha a intenção de visitar a Europa. Em vez disso, planejou viajar com Silas pelas regiões que havia visitado anteriormente em sua primeira viagem( Atos 15:36,41). No início do capítulo 16, nós os encontramos perto da cidade de Listra, a centenas de quilômetros de Filipos. Na última vez em que Paulo esteve nessa região, uma multidão enfurecida o apedrejou e o deixou como morto. No entanto, Deus abençoou sua pregação e muitas almas foram salvas. Agora, um desses cristãos, um jovem chamado Timóteo, juntou-se a ele em sua viagem. Foi o início de uma parceria duradoura no evangelho.
Depois de viajar pela Frígia e pela Galácia, eles chegaram à fronteira da Ásia, mas o Espírito Santo os proibiu de pregar ali. Então, eles voltaram para o norte e viajaram em direção à Bitínia, mas novamente Deus fechou a porta. Agora, o único caminho a seguir era para o oeste, de modo que seguiram para o porto marítimo de Trôade. Enquanto estavam lá, Paulo teve a visão de um macedônio pedindo ajuda a ele. Eles entenderam isso como um sinal de Deus e embarcaram para a Europa.
Embora Paulo fosse um apóstolo, ele ainda sabia o que era viver pela fé. Às vezes, o Espírito Santo o guiava apenas um passo à frente, e ele tinha de confiar em Deus para o futuro desconhecido. Às vezes, ele se deparava com uma porta fechada, mas não deixava que isso o desanimasse. Em vez disso, ele se voltou para uma nova direção e continuou a anunciar a mensagem do evangelho. Quando a porta da Ásia se fechou, ele se voltou para o norte. Quando a porta para a Bitínia se fechou, ele se voltou para o oeste. Mas quando a porta para a Macedônia se abriu, ele entrou sem hesitar, para a glória de Deus.
Um coração aberto
Depois que Paulo e seus companheiros desembarcaram em Neápolis, seguiram para Filipos. Era a principal cidade daquela região e uma colônia romana; muitos de seus moradores eram cidadãos romanos( Atos 16:12,
27