Discípulas | Page 29

29
o primeiro local de reunião da igreja de Filipos( v. 40).
Anos antes, os romanos haviam feito de Filipos uma de suas colônias, para que servisse como um pequeno posto avançado de Roma na província da Macedônia. Agora que Lídia havia se tornado uma cidadã celestial( Filipenses 3:20), ela também queria que seu lar fosse um pequeno posto avançado do céu na cidade sombria e pecaminosa de Filipos. Se Filipos estava cheia de ganância e opressão( Atos 16:16), então seu lar seria um lugar de generosidade e conforto( v. 15). Se Filipos perseguisse os mensageiros de Cristo e os expulsasse( vs. 23, 39), então seu lar os receberia com bondade e comunhão cristã( v. 40). O mesmo evangelho que transformou seu coração também transformou seu lar.
Depois que Paulo e Silas foram libertados da prisão, eles passaram pela casa dela uma última vez antes de deixar a cidade para encorajar os cristãos que estavam reunidos ali. Eu me pergunto se eles também levaram alguns novos cristãos para apresentá-los- o carcereiro e sua família. Que surpresa teria sido essa! A generosidade da hospitalidade de Lídia nutriu os novos cristãos em Filipos.
Não voltamos a ler sobre Lídia depois disso, mas acho que vemos seu caráter refletido na igreja de Filipos nos anos seguintes. Assim como ela apoiou fielmente Paulo e Silas quando eles foram presos em Filipos, a igreja de Filipos continuou apoiando Paulo durante suas prisões posteriores( Filipenses 1:7). Assim como ela apoiou o trabalho evangelístico dele com hospitalidade prática, a igreja de Filipos deu generosamente a Paulo, repetidas vezes, durante todo o ministério dele( 4:15-16). Quando Paulo não pôde ir até eles, eles enviaram um dos seus, Epafrodito, para ministrar a ele na prisão( 2:25; 4:18). Não é de se surpreender que Paulo os chamasse de“ meus amados irmãos... minha alegria e coroa”( 4:1). Por meio desses cristãos piedosos, o legado de bondade de Lídia continuou. Somente o Dia de Cristo revelará plenamente o rico fruto da obra que Deus iniciou neles por meio de uma porta aberta, um coração aberto e um lar aberto( 1:6).

A generosidade da hospitalidade de Lídia nutriu os novos cristãos em Filipos.

29