Discípulas | Page 26

26 celebridade ou cantor. Mas será que reconhecemos a voz do Senhor por meio do Espírito, pela comunhão diária com Ele?

26 celebridade ou cantor. Mas será que reconhecemos a voz do Senhor por meio do Espírito, pela comunhão diária com Ele?

Rode estava tão dominada pela“ alegria” que se esqueceu de abrir o portão e deixou Pedro parado na escuridão da rua( v. 14). A ironia não se perde: o portão de ferro da fortaleza se abriu sozinho( v. 10), mas aqui, o portão da casa onde outros cristãos estavam orando por sua segurança permaneceu fechado!
A diligência de Rode
Correndo para a reunião de oração, Rode“ anunciou que Pedro estava à porta”( v. 14). É de se perguntar se ela esperou que o irmão que estava orando terminasse antes de dar a notícia. Com alguns de nossos queridos irmãos, ela pode ter ficado esperando por algum tempo! Ela recebeu uma resposta que indicava um espírito de incredulidade:“ Estás fora de ti”( v. 15). Será que Rode havia perdido o juízo? Talvez os cristãos não estivessem orando especificamente pela libertação de Pedro( mais por sua proteção) ou os primeiros cristãos não esperassem( com razão) milagres todos os dias da semana, mas a surpresa deles com a poderosa mão de Deus se movendo em resposta à oração é decepcionante. Mas então, será que nós somos diferentes? Não devemos buscar a face do Senhor em oração se não acreditarmos que Ele pode e vai responder até mesmo aos pedidos espirituais mais grandiosos( 1 Timóteo 2:8).
No entanto, esse foi o melhor momento de Rode. Ela não vacilou em sua convicção.“ Mas ela afirmava que assim era”( v. 15). Fazemos bem em seguir seu exemplo e sempre sermos fiéis em defender a verdade, mesmo quando os outros tentam nos depreciar. É especialmente difícil quando são os cristãos que estão nos criticando.
Evitando a simples explicação de que Deus havia respondido à oração, os cristãos deram uma sugestão ainda mais desconcertante:“ É o anjo dele”, provavelmente referindo-se à crença judaica de um anjo de guarda. É triste quando as pessoas inventam explicações que exigem mais fé para acreditar do que as simples declarações de fatos da Bíblia.
Felizmente, Pedro“ continuou batendo”. Presumivelmente, Rode fazia parte do grupo maior que retornou ao portão. Quando eles abriram a porta, eles“ se espantaram” ao ver Pedro. As boas notícias de Rode eram verdadeiras- Deus havia libertado Pedro! Ele disse:“ Anunciai isto …”( v. 17). Temos a notícia ainda melhor de uma libertação milagrosa da escravidão do pecado por meio da obra de Cristo no Calvário. Que Deus nos ajude a ir e proclamar as boas novas a outras pessoas, fazendo isso com a diligência e a insistência de Rode.