Sofrimento | Page 12

12 mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares”( Salmo 51:3-4).

12 mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares”( Salmo 51:3-4).

Além da dor de Davi, os profetas de Deus revelaram o que as suas atitudes causaram aos outros também. O pecado, ainda que secreto, tem um jeito de avolumarse como a maré. Davi sente essa inundação. Bate-Seba, como uma cordeirinha tremendo diante do poder devassador de Davi, deve suportar as profundas feridas emocionais de sua luxúria. Inconscientemente, Urias sobe na teia de engano de Davi e cai sozinho no muro de Rabá. A criança morre. Uma família é varrida pelas ondas do pecado.
Em 2 Samuel 24, o resultado do censo concedeu a Davi dormir com uma grande multidão de espadas a seu serviço( v. 9). Mas, quando ele acordou, a notícia atingiu seu coração. Gade chegou para dizer a Davi que seu orgulho custaria caro ao reino. Ele deve escolher o preço: anos de fome, meses de batalhas perdidas ou dias de pestilência. Fraco demais para suportar o fardo, o rei angustiado cai nas mãos de Deus, como que dizendo:“ Tu escolhes”. 70.000 pessoas do povo de Deus morreriam de doenças, até que o próprio Deus se arrependesse e o Anjo destruidor se curvasse com os braços cruzados. Ó amados! Será que podemos contar quanta dor é causada por um único pecado?
A Reação do Sofredor Meditando nesses cenários, podemos nos perguntar como Davi se recuperou. Ou, dada a dor que ele causou, podemos até sermos tentados a perguntar se ele deveria. Mas nunca devemos nos esquecer que nosso Deus é um Deus gracioso e grandíssimo em perdoar. Finalmente, em paz e olhando para trás na sua vida, o rei arrependido canta suavemente:“ A tua mansidão me engrandeceu”( 2 Samuel 22:36; Salmo 18:35).
Olhe atentamente, e você verá a mão gentil de Deus, buscando o melhor para Seu servo, mesmo nessas cenas terríveis. Os servos em Jerusalém não conseguiram reanimar Davi de sua dor enquanto o filho de Bate-Seba sofria. Mas, depois que o bebê morreu, Davi se lavou e adorou com um espírito renovado:“ Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim”( 2 Samuel 12:23). Prostrado diante de Deus, Davi confiou que o sofrimento terminaria no tempo de Deus, e a criança iria ao seu Criador. Até mesmo Salomão viria a nascer dessa dor.
É difícil considerarmos uma praga tão terrível que o próprio Deus Todo-Poderoso disse:“ Basta”. No entanto, com olhos cheios de lágrimas, Davi testemunhou