Quem sou eu? | Page 28

MENSAGEM EVANGELÍSTICA : CRISTÃOS

Andrew Ware

E em Antioquia foram os discípulos , pela primeira vez , chamados cristãos ” ( Atos 11:26 ).
Pode ser surpreendente saber que , embora o termo “ cristão ” seja provavelmente a palavra mais comum no século 21 usada para descrever aqueles que creem no Senhor Jesus ( ou afirmam crer ), a palavra aparece apenas três vezes na Bíblia , a primeira delas no versículo acima .
Em Atos 11 , parece que o nome não foi adotado pelos próprios cristãos ; em vez disso , foi dado por outros . Pode ter sido uma forma de zombaria , ou pode ter sido um simples reconhecimento do caráter deles . De qualquer forma , à medida que a mensagem do evangelho era proclamada ( salvação somente pela fé na pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo ), “ grande número creu e se converteu ao Senhor ” ( v . 21 ) e , mais tarde , muitos outros “ se uniram ao Senhor ” ( v . 24 ). Havia um grande grupo de pessoas nessa cidade de Antioquia que havia confiado em Cristo – e eles se destacavam !
Antes , esse grupo de pessoas era igual a seus vizinhos e amigos , mas algo havia acontecido . Agora eles eram diferentes . Veja bem : os cristãos são pessoas transformadas – aqueles que foram salvos de seus pecados e vivem para Cristo . Muitas transformações ocorreram . As pessoas estavam confiando em Cristo e suas vidas estavam sendo mudadas , e os que estavam ao redor sabiam que eles eram o povo de Cristo – eram cristãos . Você já sentiu a necessidade dessa transformação ?
“ Por pouco me persuades a me fazer cristão !” ( Atos 26:28 ).
Aqui estão as palavras do rei Agripa a Paulo anos depois dos eventos de Atos 11 . Paulo estava apresentando o evangelho , dizendolhe que ele precisava “ arrepender-se ” de seu pecado “ converter-se a Deus ” ( v . 20 ). Ser um verdadeiro cristão é algo que todos nós desesperadamente precisamos ser . Em nosso pecado , somos merecedores do juízo de Deus . Mas , como Paulo disse a Agripa , “ o Cristo devia padecer , e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos ” e , por causa disso , Ele agora pode salvar todas as pessoas , em todos os lugares , sem exceção ( v . 23 ).
Talvez Agripa não conseguisse acreditar que Paulo fosse tão corajoso em proclamar esse evangelho a ele . Ou talvez houvesse um tom em sua voz de que ele sabia exatamente o que Paulo estava tentando convencê-lo , mas não iria crer . De qualquer forma , nunca lemos que Agripa , apesar de saber tudo sobre o assunto , tenha sido totalmente persuadido a se tornar um cristão .
Aprendemos duas coisas com o que Agripa disse . Em primeiro lugar , um cristão é algo que alguém se torna . No século 21 , a palavra “ cristão ” infelizmente é usada por muitos para descrever a si mesmos , seu país ou sua religião . Mas alguém não pode nascer , ser batizado ou confirmado como cristão . Apenas Deus pode tornar alguém um cristão .
Em segundo lugar , precisamos ser mais do que persuadidos . Tornar-se um cristão é uma escolha deliberada e definitiva que alguém faz para se arrepender de seus pecados e depositar sua fé no Senhor Jesus Cristo e no que Ele fez pela Sua morte e ressurreição . Nesse momento , Deus o salva e o torna uma nova criatura em Cristo ( 2 Coríntios 5:17 ). Ele agora é um cristão .
Portanto , a pergunta que você precisa responder é a seguinte : Você é um cristão ?
28