Quem sou eu? | Page 25

ATLETAS desqualificação para o prêmio . Paulo considera as restrições que impôs à sua vida por causa de seu ministério e agora exorta os coríntios a correrem – vivendo a vida cristã como um atleta com apenas um prêmio a ganhar . O vencedor dos Jogos Ístmicos em Corinto recebia uma coroa de louros de rápida decomposição , mas o cristão se esforça por uma coroa incorruptível . Paulo convida os coríntios a serem como ele e a viverem suas vidas com foco . Paulo sabia que poderia ser rejeitado e não receber a recompensa da coroa , embora fosse um pregador de destaque .
Em 1 Coríntios 10 , Paulo destaca as causas da desqualificação – não a perda da salvação , mas a perda da recompensa –, utilizando os israelitas no deserto como exemplo . Ele primeiro aponta para os privilégios espirituais que os israelitas desfrutavam , mas escreve a surpreendente declaração : “ Mas Deus não se agradou da maior parte deles , por isso foram prostrados no deserto ” ( v . 5 ). Devido a vários fracassos , quase todos os israelitas nunca desfrutaram da bênção futura que Deus desejava conceder a eles . Paulo não via os coríntios de forma diferente . A idolatria , a moral frouxa , o desejo pelo mal , a tentação de Cristo e a murmuração resultariam em desqualificação ao longo do caminho de suas vidas e na falta de obtenção de uma coroa incorruptível pela fidelidade a Deus e pelo autocontrole . O cristão deve seguir as regras ou sofrerá detrimento .
Hebreus 12 – Obstáculo , resistência e motivação
Deus chama o cristão para correr uma corrida que não é curta nem fácil . O escritor de Hebreus se dirige aos cristãos professos no capítulo 11 e apresenta os destaques de Deus sobre homens e mulheres que foram fiéis em momentos monumentais durante épocas adversas . O escritor diz : “ Corramos ” ( 12:1 ). Apesar das adversidades , outros – uma nuvem de testemunhas – também correram a corrida .
Como eles – e como nós – deveriam correr ? Primeiro , devemos deixar de lado todo embaraço que nos atrapalha . Os corredores se livram de qualquer impedimento que restrinja seu progresso . O escritor aponta o pecado como o agente que nos atrapalha . Ridout sugere que as coisas podem ser “ pesos ou asas ”; o pecado é um peso que começa no coração antes de se tornar externo . Ele prejudica nossa resistência para correr a corrida que nos foi proposta . Para correr de forma eficiente , não devemos encobrir o pecado , mas sim expulsá-lo de nossa vida .
O principal incentivo é o fato de que o homem Jesus , “ o autor e consumador da fé ”, foi antes de nós ( v . 2 ). Ele sempre confiou em Deus durante a violência , a crueldade , a zombaria e a escuridão do Calvário com o gozo que Lhe estava proposto em Sua mente . Devemos ser incentivados , como os hebreus , a correr e não nos cansar , seguindo o exemplo de perseverança de Cristo .
2 Timóteo 4 – A reta final
Ver a linha de chegada depois de uma longa corrida é revigorante . Quando Paulo escreve a Timóteo em sua última carta , ele reconhece que a chegada está logo adiante . Paulo usa várias metáforas nesses versículos para descrever sua vida e morte . No versículo 6 , ele é uma oferta por aspersão de sacrifício , derramada na morte em adoração a Deus . Talvez Paulo esteja pensando em sua vida como o holocausto contínuo , cuja última ação era derramar sua libação ( Números 28:7 ). Além disso , no versículo 6 , possivelmente cercado por soldados , ele pensa em si mesmo como o soldado prestes a ser libertado . No versículo 7 , ele é o lutador ou boxeador que resistiu . E ele é o corredor que está terminando a corrida ; ele guardou a fé . Por causa da graça de Deus em sua vida , Paulo vê uma coroa de justiça vitoriosa sendo dada a ele pelo justo Juiz . É uma coroa para todos os que amam a Sua vinda .
25