Quem sou eu? | Page 24

ATLETAS

Mitchell Taylor

Você sabia que Deus o chamou para ser como um atleta ? Paulo faz um paralelo entre o atletismo e a vida do cristão e descreve uma vida de princípios para Cristo em várias epístolas . Até mesmo os antigos leitores de Paulo estavam familiarizados com esportes e , por isso , ele extraiu deles lições para o cristão . Neste artigo , examinaremos cinco características do atletismo e como aplicar essas disciplinas em nossa vida .

1 Timóteo 4 – Treinamento em piedade
A capacidade de um atleta de treinar com eficiência é crucial para seu desempenho . Nossa meta é treinar em piedade . Piedade é pensar e agir com os interesses de Deus em mente , vivendo Sua Palavra . No final do capítulo 3 , Paulo afirma que a verdadeira piedade nos foi revelada na pessoa de Cristo (“ o mistério da piedade ”, v . 16 ). Deus também espera que , na ausência física de Cristo , a igreja local exiba a piedade como “ a coluna e firmeza da verdade ”, demonstrando a mente de Deus por meio da obediência inequívoca à Palavra de Deus ( v . 15 ). As igrejas locais devem demonstrar piedade em seu padrão . Os indivíduos que as compõem também devem demonstrar piedade em suas práticas e priorizar o “ exercício em piedade ” ( 4:7 ).
Um componente fundamental do treinamento é a nutrição . Paulo escreve a Timóteo em Éfeso , imaginando-o observando homens em dietas rigorosas indo ao ginásio para treinar seus corpos . Assim como os atletas que consumiam apenas bons alimentos , Timóteo deveria se concentrar em ser “ alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina ” ( v . 6 , ARA ). Ao consumir alimento espiritual saudável , incluindo os ensinamentos dos capítulos 1 a 3 , Timóteo poderia exercitar a piedade . Ele o adverte a rejeitar histórias “ profanas e de velhas ”; elas são um alimento ruim para o exercício em piedade ( v . 7 ). Paulo lembra a Timóteo no versículo 8 que o treinamento em piedade é mais importante do que o treinamento físico . O exercício físico só traz benefícios temporários , mas o exercício em piedade é proveitoso agora e para a eternidade .
Filipenses 3 – A mente voltada para a meta
Todo corredor sabe que deve continuar olhando para frente , não para trás . Atrás de Paulo estava a “ confiança na carne ” ( v . 4 ), mas à frente estava Cristo como o prêmio que ele procurava ganhar a qualquer custo ( v . 8 ). A confiança na carne nunca produzirá uma vida como a de Cristo . Paulo reconhece que precisa saber três coisas para ganhar Cristo e conformar sua vida a Ele . Primeiro , conhecer o Cristo glorificado o estimula a seguir em frente . Em seguida , “ o poder da Sua ressurreição ” supera qualquer obstáculo que se oponha a ele em sua busca . Por fim , “ a comunhão dos seus sofrimentos ” é entender que o que ele suporta dos homens é a mesma rejeição que o Senhor experimentou . Paulo desejava se apegar a Cristo , assim como Cristo Se apegou a ele , independentemente do custo ( v . 13 ). Ele prosseguiu como um maratonista focado , de olho no prêmio de Cristo e na perfeição ( v . 14 ). Cristo é o prêmio no qual devemos manter nossos olhos durante toda a corrida cristã .
1 Coríntios 9 – Correndo dentro das regras
Cada jogo tem suas regras . A não observância das regras resulta na
24