Pecados tolerados | Page 5

GULA
Comer para viver , não viver para comer
É óbvio para muitos que vivemos em uma cultura obcecada por comida . Nos Estados Unidos , por exemplo , alguns canais de comida possuem audiências incríveis , com milhões de pessoas sintonizadas diariamente , e estão entre os maiores canais de TV a cabo do país . Estamos constantemente em busca de novos restaurantes , novos sabores , novos livros de culinária , novas receitas e novas férias com tudo incluído . A busca por novidades pode até ser por " opções saudáveis ". Mas a jovem parada na fila do caixa com um carrinho cheio de alimentos orgânicos , não transgênicos , com baixo teor de gordura e alto teor de fibras pode ser tão obcecada por comida quanto a jovem parada na fila do buffet esperando para encher seus três pratos . Precisamos ter certeza de que não estamos violando o princípio de 1 Coríntios 6:12 – " Todas as coisas me são lícitas , mas nem todas as coisas convêm ; todas as coisas me são lícitas , mas eu não me deixarei dominar por nenhuma ". Isso pode ocorrer quer o alimento que estou comendo tenha alto teor de gordura saturada , quer nenhuma gordura .
O coração , não o estômago
Sempre que fazemos do estômago um deus ( Filipenses 3:19 ) comendo muito ou comendo de menos , somos culpados . A gula não é realmente um problema do estômago , mas sim do coração . John Piper disse : " Muita gula nasce do tédio . A vida não é satisfatória ou estimulante , os relacionamentos parecem vazios e o trabalho é enfadonho , mas a comida está sempre lá e tem um gosto muito bom ". A comida não nos julgará , não nos avaliará , não nos condenará , nem nos manipulará . Podemos passar o tempo que quisermos com a comida , sem medo de rejeição ou sofrimento . Mas isso é porque é comida ; e comida só pode ser . Somente Deus , com Seus benignos dons e Seu Espírito , farta a alma sedenta e enche de bens a alma faminta ( Salmos 107:9 ).
Conte bênçãos , não carboidratos
Para evitar a gula , devemos abordar a alimentação de maneira diferente . Uma coisa que podemos fazer é iniciar cada refeição com gratidão a Deus pela Sua provisão ( 1 Timóteo 4:4 ). Enquanto muitos neste mundo estão empobrecidos , podemos contar nossas bênçãos vindas de Deus . Há muitos cristãos orando fervorosamente hoje : " O pão nosso de cada dia dá-nos hoje ". Seria muito difícil abusar da comida com esses queridos irmãos em nosso coração .
Na prática , outra coisa que podemos fazer é definir horários para refeições específicas . É muito melhor ser controlado pelo relógio do que por nossos impulsos .
Se você luta contra a gula , evite restaurantes com comida à vontade . Colocar-se nessa situação seria como um alcoólatra sentado em uma banqueta de um bar .
Tente não comer sozinho . É muito mais fácil comer excessivamente quando ninguém está por perto para vigiá-lo .
Acima de tudo , podemos desenvolver o autocontrole em nossas vidas pelo poder do Espírito Santo ( Gálatas 5:22-23 ). Esse autocontrole abrange todas as áreas da vida , incluindo o domínio da alimentação .
Enquanto escrevo isso , vejo um texto pendurado na parede da nossa cozinha : " Portanto , quer comais , quer bebais ou façais outra qualquer coisa , fazei tudo para a glória de Deus " ( 1 Coríntios 10:31 ).
Isto é um pouco de alimento para reflexão ... e espero que apenas o suficiente .
5