GULA
David Petterson
Um pouco de alimento para reflexão ... mas não demais
De todos os pecados que envolvem o corpo , a gula é provavelmente a que menos se aborda nas plataformas públicas e nas páginas impressas . A embriaguez , os pecados sexuais e a língua impetuosa são corretamente condenados e recebem atenção significativa em sermões e artigos . Quando você ouviu pela última vez uma mensagem sobre a gula ? A falta de atenção dada ao assunto é algo compreensível . Todos temos de comer . E enquanto comemos , todos nós provavelmente admitimos que ocasionalmente cruzamos a linha de meramente satisfazer nossa fome para o reino pecaminoso da excessiva indulgência .
Prazer , sem excesso
Na Bíblia , a gula é frequentemente mencionada com a embriaguez ( Deuteronômio 21:20 ; Provérbios 23:20- 21 ; Lucas 7:34 ). Um glutão , portanto , é alguém que come mais do que é saudável , ou come em excesso . É perfeitamente bom desfrutar de uma boa comida . As escrituras dizem : " Não é , pois , bom para o homem que coma e beba e que faça gozar a sua alma do bem do seu trabalho ? Isso também eu vi que vem da mão de Deus . ( Porque quem pode comer ou quem pode gozar melhor do que eu ?)" ( Eclesiastes 2:24-25 ).
Ainda assim , o mesmo escritor declara : " Bem-aventurada , tu , ó terra cujo rei é filho dos nobres e cujos príncipes comem a tempo , para refazerem as forças e não para bebedice " ( Eclesiastes 10:17 ). Desfrutar da comida é uma dádiva de Deus , mas existe a advertência que acompanha o excesso . Muitas das parábolas do Senhor Jesus eram sobre comer , banquetes e festas . Ele até compareceu a tais eventos . Ele disse : " Veio o Filho do Homem , comendo e bebendo " ( Mateus 11:19 ). Ele também nos deu a promessa de comer com Ele na Ceia das Bodas do Cordeiro ( Apocalipse 19:9 ), mas sabemos que a acusação de Seus oponentes de que Ele era um glutão ( Mateus 11:19 ) era falsa . Por quê ? Porque ele gostava de comer ? Não . O imaculado Filho de Deus recusou-se a Se saciar ( Romanos 15:3 ).
Gula , não obesidade
Obesidade não é sinônimo de gula . Tampouco é uma avaliação justa rotular uma pessoa com excesso de peso como um glutão . Existem todos os tipos de razões pelas quais uma pessoa pode pesar muito ou pouco ( por exemplo , histórico familiar , condições médicas , idade , falta de sono ). Tendemos a olhar para as pessoas com excesso de peso e concluir imediatamente que elas passam muito tempo à mesa do jantar , o que é provavelmente verdade . Mas o homem que devora três porções grandes e depois as " queima " no exercício físico por duas horas não atrai críticas . O médico pode até dizer que ele atingiu sua " meta de peso ", mas suas atitudes são gulosas .
4