Pecados tolerados | Page 17

ORGULHO mortificar a carne perversa e seu orgulho , de controlar a si mesmo e de amar os outros . Embora Colossenses 3 não mencione especificamente o orgulho em sua lista de pecados , nós o vemos como a raiz de quase todos os pecados .
Sua obsessão e operação
O orgulho é obcecado por " si próprio ", o que o torna um ídolo . Ao remover Deus de Seu trono legítimo , o eu é colocado no centro das atenções , louvado com admiração própria . Por mais repugnante que pareça , é cada vez mais prevalente nessa sociedade atual do " eu ", embora talvez não seja tão abertamente identificado pelo nome . A psicologia moderna dá pouca atenção a isso , preocupando-se muito mais com o problema da baixa autoestima do que com o elogio autodirigido . A mídia social forneceu uma plataforma de orgulho diferente de qualquer outra conhecida pelas gerações anteriores – a infame " selfie ". O compartilhamento ingênuo de momentos especiais pode rapidamente degenerar em uma obsessão por si mesmo , buscando projetar uma imagem que é tudo menos real . Podemos não rotular isso como orgulho , mas uma avaliação honesta nos forçaria a reconhecer que o orgulho está por trás de tudo .
Seu resultado
Embora reconheçamos o orgulho nos outros , muitas vezes lutamos para vê-lo em nossas próprias vidas . O que o orgulho produz , contudo , não pode ser escondido . O orgulho é um pecado capacitador e , como tal , produz inveja , contenda , discussões , ódio , brigas , intrigas , vanglória , calúnias , raiva , malícia , descrédito injusto , maledicência e tratamento desprezível para os outros . Pessoas orgulhosas raramente pedem perdão , porque não admitem sua condição pecaminosa . Pessoas orgulhosas não podem mostrar verdadeira humildade e mansidão . Uma obsessão consigo mesmo inibe uma consideração honesta pelos outros , causando relacionamentos rompidos e crentes feridos .
" Orgulhar-se " é o que fazemos na presença de outras pessoas , enquanto " altivez " ou
" arrogância " é uma demonstração de como subestimamos os outros , colocando-nos acima deles . Quando Paulo escreve a Timóteo , ele usa uma palavra – ensoberbecer-se – que significa " embrulhar-se em fumaça ". É a triste condição de quem está cego pelo orgulho ( 1 Timóteo 3:6 ; 6:4 ; e 2 Timóteo 3:4 ). Até mesmo Israel foi advertido contra o esquecimento de Deus por causa do seu orgulho ( Deuteronômio 8:14 ).
Sua superação
O antídoto para o orgulho é a humildade , que me liberta da obsessão por mim mesmo para amar e servir aos outros de verdade . Ela me permite ver o valor dos outros , apreciá-los independentemente de como eles possam diferir de mim . A humildade não se preocupa com status ou posição , mas segue o exemplo do nosso Senhor Jesus em João 13 , quando Ele servia humildemente aqueles que discutiam sobre quem seria o maior . Para fazer isso , um cristão precisa entender que seu senso de valor e identidade não está ancorado nas perspectivas e comentários de outras pessoas , mas em seu relacionamento com seu Pai Celestial . Amado , redimido , perdoado e trazido para a família , o cristão é dotado por Deus , habitado pelo Espírito Santo e colocado no corpo de acordo com o plano de Deus . Então o que ele é , ele deve a Deus . Sua diversidade como membro de algo muito maior do que o " eu " permite que ele mantenha a unidade que Deus criou e evite apegar-se a direitos percebidos . Em vez disso , ele se entrega ao serviço . Isso é exatamente o que Filipenses 2 ensina no contexto da perfeita humildade do nosso Senhor Jesus . " Aprendei de Mim " ( Mateus 11:29 ) ainda é válido para hoje . À medida que caminhamos com Ele e aprendemos com Ele , aprenderemos a ser humildes e mataremos o orgulho . Isso nos liberta para viver como Ele viveu , amar como Ele amou , servir como Ele serviu e levar algo da fragrância da Sua vida a um mundo perdido enquanto aguardamos Seu iminente retorno .
17