Pecados tolerados | Page 15

LUXURIA E COBIÇA multidão começou a desejar carne e influenciou o povo a clamar por ela . Eles desprezaram o maná e estabeleceram seus corações no desejo por carne . A carne em si não era pecaminosa , mas o seu forte desejo por ela era , especialmente quando Deus já havia provido para eles . Lemos , no Salmo 106 , que os filhos de Israel " não esperaram o seu conselho ; mas deixaram-se levar da cobiça , no deserto , e tentaram a Deus na solidão . E ele satisfez-lhes o desejo , mas fez definhar a sua alma " ( vv . 13- 15 ). Nem todos os desejos e afeições são lascivos . Devemos ter interesses , enfoque e metas , especialmente no que diz respeito às coisas eternas . Colossenses 3 nos diz para buscar ( como algo escondido ) as coisas que são de cima . A nova vida em Cristo nos dá uma nova visão e desejos para as Suas coisas . O capítulo estabelece a meta de ter uma mente voltada para Cristo , um coração voltado para os outros e uma vida influenciada pela Palavra de Deus . Essa meta desenvolverá os resultados benditos do desfrute da paz de Deus , da graça e do espírito de ação de graças . Essas são verdadeiras riquezas e delícias .
Ficamos impressionados com o fato de que uma guerra contra nossa alma pode começar com uma única visão ou som . Um desejo só precisa ser forte o suficiente para virar um olho ou fazer com que um dedo clique no mouse para mudar o curso de uma vida . É por isso que nos é dito para não tomarmos providências para a carne , para nos abstermos das concupiscências carnais e para fugirmos das concupiscências da juventude . O Salmo 119:37 diz : " Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade ".
É notável que o que pode ser tão atraente para nós em um momento de tentação seja realmente feio e indesejável para a mente espiritualmente lúcida . João nos diz que a concupiscência da carne é do mundo e não do Pai . Em outras partes do Novo Testamento , as palavras que acompanham e descrevem os desejos carnais são : enganosos , tolos e prejudiciais , juvenis , variados , mundanos e ímpios . Cada coração tem o potencial de responder a algo encontrado neste mundo ímpio e é desesperadamente perverso . Se pensássemos na feiura e na raiz da impiedade que se encontra dentro de nós , repetiríamos o grito desesperado do apóstolo de Romanos 7:24 : " Miserável homem que eu sou ! Quem me livrará do corpo desta morte ?" Somente nosso Senhor Jesus Cristo , sem nenhum pecado , pode nos libertar .
As variadas influências do mundo nem iriam – nem jamais poderiam – encontrar qualquer recepção em Seu santo coração . Em Lucas 16 , os fariseus são descritos como avarentos , e o grego por trás dessa palavra significa " amigo da prata ". Nosso Senhor é o Amigo dos pecadores . E , ao invés de agradar a Si mesmo , Pedro nos diz que Ele " padeceu por nós , deixandonos o exemplo , para que sigais as suas pisadas ". Seus passos eram sem pecado . Seus passos eram sacrificiais . Seus passos agradaram ao coração de Deus , a quem Ele Se comprometeu .
Temos uma escolha a fazer a cada momento : seguir nossos desejos e agradar a nós mesmos ou seguir nosso Pastor e agradar ao Pai . " Mas é grande ganho a piedade com contentamento ." ( 1 Timóteo 6:6 )
15