Pecados tolerados | Page 13

PREGUIÇA permanecessem no Senhor ". A preguiça mental e a falta de disciplina e foco são particularmente perigosas em nossa era da informação . Ocupação e preguiça não são mutuamente exclusivas . Na verdade , é possível ter uma mente tão desordenada e uma vida tão desfocada que meus dias são cheios de atividades e minhas horas são abarrotadas de informações , mas minha vida é dispersa e improdutiva . Prazos são perdidos , compromissos são quebrados , tarefas permanecem inacabadas e o progresso é desperdiçado . Existe um grande perigo em estar ocupado , mas mentalmente desfocado e preguiçoso . Uma de nossas mordomias mais preciosas é o nosso tempo , e a batalha contra a preguiça começa com uma mente disciplinada peneirando alternativas , descartando opções improdutivas e canalizando esforço e energia para coisas que realmente contam . Efésios 5:15- 16 é especialmente instrutivo : " Portanto , vede prudentemente como andais , não como néscios , mas como sábios , remindo o tempo , porquanto os dias são maus ".
Lutando contra a preguiça em esforços espirituais
Em segundo lugar , em nossa batalha implacável contra a preguiça , devemos nos concentrar em nossa busca pelas coisas espirituais . Infelizmente , é possível que despejemos energia , esforço e disciplina em atividades educacionais , objetivos de carreira , realizações atléticas ou mesmo objetivos pessoais de " estilo de vida ", mas não temos essas mesmas características quando se trata de atividades espirituais . O apóstolo Paulo é um grande modelo para combater essa armadilha específica da preguiça espiritual . Em Filipenses 3 , ele lista as marcas de uma vida secularmente bem-sucedida em sua cultura e , em seguida , enfaticamente as coloca de lado como " esterco " e declara sua filosofia para a vida cristã , descrevendo a si mesmo como " avançando para as [ coisas ] que estão diante " e " prosseguindo para o alvo " ( Filipenses 3:13-14 ). Em sua carta final escrita a seu filho espiritual , Timóteo , ele exorta seu jovem protegido a fazer essencialmente o mesmo quando instrui Timóteo a ser diligente para se apresentar a Deus aprovado , " como obreiro que não tem de que se envergonhar , que maneja bem a palavra da verdade " ( 2 Timóteo 2:15 ). É assim com você ? Você caracterizaria sua vida espiritual como sendo marcada pela diligência , " avançando " e " prosseguindo "? Ou você ( ou eu ) mais honestamente teríamos que admitir que , quando se trata de empreendimentos espirituais , poderíamos ser mais precisamente descritos como indiferentes , relutantes ou ( como é doloroso admitir !) preguiçosos ?
Responsabilidade Secular
Finalmente , como povo de Deus , devemos sempre nos esforçar para sermos diligentes em nossas responsabilidades seculares . Qualquer que seja o nosso campo de atuação , seja como aluno , funcionário , empresário ou dona de casa , nunca devemos ser marcados pela preguiça . Paulo exorta os cristãos colossenses : " E , tudo quanto fizerdes , fazei-o de todo o coração , como ao Senhor e não aos homens " ( Colossenses 3:23 ). Uma forte ética de trabalho e diligência nas responsabilidades seculares é uma demonstração virtuosa da nossa devoção ao nosso Senhor .
Conclusão
Confrontar e combater a preguiça no próprio coração e estilo de vida não é fácil . É muito mais fácil desviar o ensino para outras pessoas ou , em vez disso , alertar imediatamente sobre os perigos de ser avarento , amar o dinheiro e se tornar um " viciado em trabalho ". Essas tentações também são perigosas e pecaminosas – mas não são o foco deste artigo .
Que todos nós estejamos dispostos a examinar nossos próprios corações , inspecionar nossas vidas , avaliar as evidências honestamente no temor de Deus e então resolver , com a ajuda do Seu Espírito , combater este pecado particular de preguiça , como e onde quer que ele se manifeste em nós . Há uma recompensa prometida por tal diligência . Colossenses prossegue dizendo : " E , tudo quanto fizerdes , fazei-o de todo o coração , como ao Senhor e não aos homens , sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança , porque a Cristo , o Senhor , servis " ( Colossenses 3:23-24 ).
13