Oração | Page 4

O PODER DA ORAÇÃO

Marvin Derksen

F oi um dia longo e dramático .

Centenas de profetas de Baal giravam febrilmente em torno de um altar , na esperança de que seu deus lhes respondesse , mas à medida que a noite se aproximava , nenhuma resposta veio . Agora havia quietude , quando o profeta solitário de Jeová , Elias , exortou o povo a se aproximar enquanto ele cuidadosamente consertava o altar do Senhor . Então , erguendo seu coração para o céu , ele orou : " Ó Senhor , Deus de Abraão , de Isaque e de Israel , manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel [...]. Responde-me , Senhor , responde-me , para que este povo conheça que tu , Senhor , és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás ". Então caiu fogo do Senhor , e as pessoas prostraramse com o rosto em terra , reconhecendo : " Só o Senhor é Deus ! Só o Senhor é Deus !" ( 1 Reis 18:36-37 , 39 ).
Poucos de nós tiveram uma resposta tão dramática e poderosa à oração , mas Tiago , em sua referência à vida de oração de Elias , apresenta um princípio fiel : " a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos " ( Tiago 5:16 ). Curiosamente , Elias não era um " super santo ", pois ele era um homem como nós , com pontos fortes e fracos e seus " altos e baixos ", mas apesar desses fatores , ele sabia que seu Deus era o Soberano onipotente , então orou " sinceramente ", ou melhor dizendo , ele " orou de verdade "! Sua oração não foi uma recitação ou exibição de vocabulário , mas um coração em sintonia com o céu implorando a Deus para agir . E a chuva parou , e o fogo caiu , e a chuva começou de novo – tudo em resposta ao poder das orações de um homem . Ora , esse poder não residia nas orações em si , mas antes Naquele a Quem os apelos eram feitos . A confiança no cuidado pessoal de Deus e nos recursos soberanos liberou o poder que faltava em si mesmo ( 1 João 5:14-15 ). Então , o que a oração faz ?
Poder para apreciar o coração de Deus
Para muitos de nós , a oração está centrada em " resultados " e " respostas ", mas o foco de Deus está em nosso relacionamento com Ele e em nosso tempo conversando com Ele . A Bíblia revela um Deus que não é apenas acessível , mas que anseia por ter os Seus próximos Dele . Os pais valorizam os momentos em que seus filhos se aproximam deles em busca de aconselhamento , ajuda , conforto e afeto , e o Deus do céu não é diferente . Ele fez um convite sincero nos dias de Jeremias quando disse : " Clama a mim , e responderte-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes , que não sabes " ( Jeremias 33:3 ). Ele anela por Se dar a conhecer e , ao nos aproximarmos Dele , Ele promete Se aproximar de nós .
É comovente ver Abraão conversando com o El-Shaddai em Gênesis 18 e ler que " Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor " ( 18:22 ) – um belo retrato de dois amigos conversando juntos . Mesmo nos dias espiritualmente sombrios de Malaquias , os crentes remanescentes " falam cada um com o seu companheiro " ( e sem dúvida também com Deus ), e " o Senhor atenta e ouve " ( Malaquias 3:16 ). Maravilhosamente , Ele " aguçou os
4