ORANDO NA VONTADE DE DEUS de frutos , da nossa falta de semelhança com Cristo . Conforme vamos ao Pai com o pedido de sermos mais semelhantes a Seu Filho , Ele o fará para que possamos nos tornar " discípulos " ( v . 8 ), ou semelhantes a Cristo , como fala o próximo versículo .
João 15:16
" Não me escolhestes vós a mim , mas eu vos escolhi a vós , e vos nomeei , para que vades e deis fruto , e o vosso fruto permaneça , a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda ." Este é provavelmente o mais difícil dos versículos para se chegar a uma conclusão definitiva quanto ao seu significado . O " fruto " que estão produzindo neste versículo se refere às almas salvas por meio do evangelismo , ou é o fruto em suas vidas , desenvolvido em seu serviço a Ele ? Certamente , ver almas salvas e " Cristo nascendo nelas " é fruto . Se este é o fruto mencionado , então a oração do versículo 16 pode muito bem ser o desenvolvimento do crescimento dos novos cristãos . Qualquer que seja a interpretação adotada , ela ainda deve estar em harmonia com o que Cristo deseja , se eu estiver trazendo Seu Nome de uma maneira inteligente ao meu pedido . No início do versículo 15 , como Seus " amigos ", Ele nos revelou Seus conselhos . Oramos , então , de acordo com esses conselhos .
João 16:23-24 , 26
"[...] Na verdade , na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai , em meu nome , ele vo-lo há de dar . Até agora , nada pedistes em meu nome ; pedi e recebereis , para que a vossa alegria se cumpra . [...] Naquele dia , pedireis em meu nome , e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai ." Um dia estava chegando ( depois de Sua ascensão ), quando eles não seriam mais capazes de pedir a Ele diretamente . Naquele dia , por causa de um Cristo ascendido e ressurreto , eles seriam capazes de pedir em Seu Nome , com toda a Sua aprovação e autoridade , e o Pai o cumpriria . Devo conhecer Sua vontade pela Palavra de Deus para poder anexar Seu Nome ao meu pedido . Ligar Seu nome à minha oração significa que isso é o que Ele desejaria para nós se estivesse aqui .
Portanto , nenhuma dessas Escrituras sugere a ideia popular comum em alguns círculos de oração do tipo " nomeie e reivindique ". Devemos conhecer as Escrituras para conhecer a Sua vontade . Duas outras passagens que devem ser interpretadas à luz deste princípio são Mateus 21:22 e 1 João 5:15 .
À medida que Sua Palavra controla nosso pensamento , refina nossos motivos e molda nossa visão , " sabemos " o que pedir de acordo com o coração do Pai . Com este conhecimento , nos aproximamos em oração , " no Espírito ", e fazemos nossos pedidos . Quando temos a certeza das Escrituras como base para um pedido específico ( tome Tiago 1:5 como exemplo ), podemos chegar com a confiança de que Ele o concederá . Quando temos um princípio geral em vez de uma promessa específica ( considere 1 Timóteo 2:1-6 como exemplo ), podemos orar em harmonia com o coração do Pai , reconhecendo que enquanto oramos de acordo com o Seu desejo , Ele nunca anula o livre arbítrio que Ele deu ao homem . Nesses casos , em vez de lembrar a Deus de uma promessa específica , temos de acrescentar às nossas orações : " seja feita a Tua vontade ".
Mateus 21:22
" E tudo o que pedirdes na oração , crendo , o recebereis ." Finalmente , qual é o papel da fé na oração ? A fé sempre tem a Palavra de Deus como base . Não é um pensamento positivo ou um desejo forte ( ainda que espiritual ). Quando tenho a Palavra como base para minha oração , estou orando com fé e posso ter a certeza de receber ( o Senhor estava orando de acordo com Jeremias 8:13 ?). É orar a Palavra de Deus de volta a Ele , não orar minhas vontades a Ele .
11