Liderança na igreja | Page 6

LIDERANÇA MASCULINA
estão sob sua responsabilidade , mas servir de exemplo para o rebanho ( 1 Pedro 5:3 ). Os pastores devem , no entanto , ensinar e exercer autoridade sobre o rebanho – funções de liderança designadas por Deus para os homens . Homens piedosos lideram e mulheres piedosas servem em funções de apoio de importância crucial .
O ensino de papéis de gênero para homens e mulheres entra em conflito com o igualitarismo que hoje prevalece no mundo ocidental e em alguns círculos cristãos . Temendo represálias do Estado e cedendo à pressão feminista , até mesmo grupos cristãos conservadores estão agora abertos a “ reinterpretar ” as declarações claras das Escrituras sobre os papéis de gênero . Nesta era de mídia de massa , essas opiniões da moda e esquisitices hermenêuticas inundaram o mundo evangélico e estão se infiltrando nas igrejas .
Os igualitários anunciam Gálatas 3:28 como seu manifesto e a última palavra sobre o assunto . Quando Paulo escreveu : “ Não há macho nem fêmea ; porque todos vós sois um em Cristo Jesus ”, eles dizem que ele atingiu seu pensamento mais nobre ; nas “ passagens problemáticas ” em que ele ensinava a liderança masculina , ele estava recaindo em seu farisaísmo pré-conversão . A partir disso , eles concluem que mulheres e homens são intercambiáveis em todos os lugares e que não deve haver restrições baseadas em gênero em nenhum “ cargo ” ( termo deles ) ou ministério da igreja .

Muitas bênçãos são fruto da oração das mulheres .

Mas um texto arrancado de seu contexto é um mero pretexto . Em Gálatas , Paulo proclama a justificação somente pela fé e não pelas obras ( 2:16 ). Ele aborda apenas o relacionamento vertical das pessoas com Deus , não o relacionamento horizontal de homens e mulheres entre si ; sua posição celestial “ em Cristo ”, não sua condição terrena em uma família ou em uma igreja . Deus aceita todos os que depositam fé em Cristo na mesma base , não importa quem ou o que sejam . Todos os cristãos são “ um só em Cristo Jesus ” ( confira Efésios 2:15 ), unidos não apenas a Cristo , mas uns aos outros . Longe de neutralizar todas as distinções étnicas , sociais ou de gênero entre os cristãos , esse versículo afirma que essas distinções – as quais ele pressupõe – não implicam em desigualdade espiritual perante Deus .
As igrejas locais precisam das mulheres . Os homens jamais poderiam fornecer o lastro espiritual que as mulheres fornecem . O serviço que elas prestam é tão valioso quanto o dos homens , e os homens não poderiam fazer o que fazem sem o apoio feminino . Muitas bênçãos são fruto da oração das mulheres . As mulheres casadas servem a Deus criando filhos e apoiando seus maridos ( 1 Timóteo 2:15 ). Todas as mulheres fortalecem os fiéis por meio de sua misericórdia e hospitalidade , e por seu serviço a outras mulheres ( Tito 2:3-5 ) e crianças . O alcance do evangelho seria impossível sem as mulheres – um terço dos trabalhadores que Paulo elogia em Romanos 16 são mulheres . As boas obras das mulheres constroem integridade na igreja e a endossam para os de fora ( 1 Timóteo 2:10 ; 5:10 ). Quando os homens exibem a glória da liderança e as mulheres a glória da ajuda , podemos ter , novamente , o Éden antes da queda .
6