Liderança na igreja | Page 5

LIDERANÇA MASCULINA relacionamento vertical com Deus , eles eram iguais , ambos criados à Sua imagem e à Sua semelhança , mas distintos em sua masculinidade e feminilidade . O segundo capítulo de Gênesis , no entanto , introduz a liderança . Aprendemos que a mulher foi feita depois do homem , a partir dele e para ele . Deus formou o homem e falou com ele sozinho antes de formar Eva , sua ajudante correspondente , ao seu lado . Assim , em seu relacionamento horizontal um com o outro , o homem e a mulher são desiguais em função : Deus atribuiu a liderança a Adão e o auxílio à Eva . Embora o domínio deles fosse uma parceria , a responsabilidade por esse domínio cabia somente ao homem . A submissão da mulher à liderança do homem , como a subordinação de um vice-presidente a um presidente em uma organização , não viola seu valor nem minimiza sua importância como pessoa .
Não é de surpreender que Satanás odeie a liderança e a enfraqueça sempre que pode ( Isaías 14:13-14 ). Ele subverteu a liderança no Jardim ao isolar Eva de Adão ( Gênesis 3:1-7 ), e as consequências disso trouxeram o pecado ao mundo ( Romanos 5:12 ). Hoje , Deus chama Seu povo para restaurar e manter a ordem original da criação , praticando a liderança , não apenas no lar , mas também na igreja . Ao se submeterem de forma inteligente e voluntária à liderança , as mulheres podem honrar a Cristo de uma forma que só elas podem fazer . Nas reuniões da igreja local , comunicamos essa liderança por meio da liderança e do ensino masculinos e da cobertura da cabeça e do silêncio femininos ( 1 Timóteo 2:12-15 ; 1 Coríntios 11:2-16 ; 14:33-35 ). Quando os homens agem como homens e as mulheres como mulheres , eles retratam o relacionamento de Cristo com Seu corpo e encantam não apenas os anjos ( 1 Coríntios 11:10 ), mas o próprio Deus .
Antes de Paulo passar a discutir as qualificações para presbíteros em sua primeira carta a Timóteo , ele afirma que a mulher deve aprender “ em silêncio , com toda a sujeição ”. Ele continua : “ Não permito , porém , que a mulher ensine , nem use de autoridade sobre o marido , mas que esteja em silêncio ” ( 1 Timóteo 2:11- 12 ). Ele apresenta o mesmo argumento em 1 Coríntios 14 , onde escreve : “ As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas ; porque não lhes é permitido falar ; mas estejam sujeitas , como também ordena a lei ” ( v . 34 ). Paulo baseia seu ensino inspirado não em questões culturais presentes em Éfeso ou Corinto , mas na prioridade do homem na criação ( 1 Timóteo 2:13 ) e na “ prioridade ” da mulher na queda , onde a ordem de autoridade foi invertida de Deushomem-mulher-serpente para serpentemulher-homem-Deus ( v . 14 ).
Depois de afirmar a liderança masculina nas reuniões da igreja local em 1 Timóteo 2 , Paulo aplica esse princípio no capítulo seguinte aos homens que aspiram servir como presbíteros ( 3:1-7 ). Ele dá a Tito uma lista semelhante para ajudá-lo a reconhecer os presbíteros nas igrejas de Creta ( 1:5-9 ). Em ambas as listas , Paulo restringe as qualificações aos homens . Ele usa consistentemente apenas pronomes e adjetivos masculinos e inclui “ marido de uma só mulher ”, uma frase que só pode ser aplicada a homens ( 1 Timóteo 3:2 ; Tito 1:6 ). O modelo bíblico é a liderança servil , não a tirania opressiva . Pedro escreveu que os líderes não devem dominar os que

Homens e mulheres são igualmente iguais em valor .

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