Liderança na igreja | Page 28

DIÁCONOS
pela igreja .
Os critérios são detalhados e minuciosos e , assim como os que se aplicam aos presbíteros , têm muito a ver com caráter , reputação e autoridade moral para liderar o povo de Deus . Como é o caso dos requisitos para os presbíteros , não há nada aqui que não seja esperado de todos os cristãos ; eles são essenciais para os diáconos . Mas , embora esteja claro como deve ser um diácono , Paulo não é explícito sobre o que ele deve fazer . A única indicação do tipo de responsabilidade que um diácono pode ter ocorre no versículo 9 : “ Guardando o mistério da fé numa consciência pura ”. Aqui , “ o mistério da fé ” resume a verdade que foi revelada e é confiada ; é um dos sinônimos próximos que as epístolas pastorais usam para a verdade das Escrituras . O diácono deve manter essa revelação firme ; isto é , ele deve tomar posse dela para si mesmo e preservá-la contra todos os ataques . E ele deve fazer isso “ numa consciência pura ”; ao contrário dos falsos mestres sobre os quais Paulo adverte nesta epístola , sua vida deve estar de acordo com a mensagem . É claro que todo cristão deve manter firme o mistério da fé . Mas o fato de isso ser enfatizado aqui sugere que o papel que Paulo prevê para o diácono é primordial e predominantemente o de ensinar . Isso é confirmado pela promessa de recompensa no versículo 13 : aqueles que “ servirem bem como diáconos , adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus ”. Ou seja , seu fiel cumprimento do dever de diácono lhes dará uma boa posição entre o povo de Deus ; eles serão conhecidos e respeitados por sua diligência no ensino da Palavra de Deus . E ao ensinarem , alcançarão “ muita confiança na fé que há em Cristo Jesus ”. Isso provavelmente não significa que a fé deles será fortalecida , mas sim que , ao ensinarem “ o mistério da fé ”, a segurança deles sobre o que ensinam aumentará . Embora não possamos descartar a possibilidade de que alguns desses diáconos tenham lidado com responsabilidades materiais ou financeiras , essas responsabilidades não são as principais aqui consideradas .
Uma das implicações claras desses versículos é que os diáconos devem ser homens . Isso é claro , apesar do gosto dos comentaristas igualitários por sugerir que o versículo 11 se refere a mulheres ( e , portanto , diáconos do sexo feminino ) em vez de esposas . Embora a palavra grega para mulher e esposa seja a mesma , o contexto imediato aqui torna essa leitura improvável e os requisitos do versículo 12 a tornam impossível . Isso não contradiz o elogio de Paulo a “ Febe , nossa irmã , a qual é serva [ diakonos ] na igreja que está em Cencreia ”, em Romanos 16:1 . Como vimos , o termo diácono é flexível , e Paulo poderia querer dizer aqui que Febe era geralmente uma serva dos cristãos em Cencreia ou que ela estava realizando alguma tarefa – talvez levando uma mensagem – em nome deles . O versículo não oferece mais apoio para que as mulheres tenham algum tipo de cargo oficial de diácono na igreja local do que Romanos 13:4 oferece para que um presidente ou um primeiro-ministro também tenha um .
O ensino bíblico sobre diáconos na igreja local , portanto , enfatiza o caráter e a qualificação . Ele exige que os diáconos sejam identificáveis . Embora suas responsabilidades sejam primordialmente espirituais , e embora devam ser sempre homens espirituais , o fato de as Escrituras não definirem definitivamente seu papel nos dá a flexibilidade de aplicar esses princípios a uma variedade de áreas da vida da igreja . Historicamente , a implementação desses ensinamentos tem oscilado entre dois extremos . Na maioria das vezes , talvez , e em comum com o destino de outras funções na igreja local , o ensino das escrituras foi perdido , e a ideia de um diácono foi transformada em um cargo a ser preenchido em vez de um trabalho a ser feito . No outro extremo , e muitas vezes motivado por uma aversão saudável à prática eclesiástica estabelecida , o papel do diácono foi reduzido quase à inexistência . Nenhum dos extremos é bíblico , e temos muito a ganhar como povo do Senhor com o ensino do Novo Testamento sobre diáconos na igreja local .
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