29
Em Efésios e 1 Timóteo, Paulo não cura Epafrodito, mas simplesmente encaminha Timóteo para uma solução médica para suas doenças estomacais.
Desde então, até o início do Movimento Carismático na década de 1870, as curas milagrosas documentadas são escassas. Com o alvorecer das campanhas evangelísticas carismáticas, surgiu o início dos cultos de cura modernos. Alguns dos curandeiros mais reconhecidos foram Smith Wigglesworth, Aimee Semple McPherson,
William Branham, Oral Roberts( o primeiro a transmitir cultos de cura pela televisão), Kenneth Copeland, Pat Robertson, Benny Hinn, Joyce Meyer e Joel Osteen. O movimento Palavra de Fé começou oficialmente no final dos anos 1900, quando E. W. Kenyon combinou a cura pela fé com outras doutrinas errôneas. Ele influenciou Kenneth Hagin, que se tornou conhecido pelas curas pela fé e pelo evangelho da prosperidade. Ironicamente, todos esses curandeiros zombam de supostas curas semelhantes realizadas por outras religiões.
As farsas dos curandeiros 1. Distintas em verificabilidade e dificuldade: As curas modernas geralmente não são observáveis, por exemplo, dores de cabeça, febres e prisão de ventre, mas as curas de Cristo eram verificáveis, por exemplo, um homem que tinha uma mão“ ressequida”( Marcos 3:1 ARA), um homem com lepra( Marcos 1:40-45) e um homem com paralisia( Mateus 9:1-8). O Senhor Jesus curou doenças contraídas, como edema grave( Lucas 14:1-4), e doenças congênitas, como“ cego de nascença”( João 9:2). Ele curou doenças de longa duração, como um problema pessoal que durou 12 anos
( Lucas 8:41-48), uma grave curvatura da coluna vertebral que durou 18 anos( Lucas 13:10-13) e uma paralisia que durou 38 anos( João 5:1-9).
2. Distintas em disponibilidade: Por que os curandeiros modernos só realizam curas em cultos religiosos e não em hospitais? O Senhor Jesus e os apóstolos curavam nas sinagogas, nas casas e nas ruas. Lucas diz:“ E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte”( Lucas 9:6).
3. Distintas na imediatez: Quando o Senhor Jesus Cristo pronunciava a cura, as pessoas não“ melhoravam”, mas eram instantânea e completamente curadas. Por exemplo, o Senhor Jesus curou o filho de um nobre que estava doente a cerca de 32 quilômetros de distância.
29