11
experiência do Monte Moriá como alguém cuja vida havia sido colocada sobre o altar ( Romanos 12:1 ), exemplifica o Preço da Nova Criação .
A história de Jacó ilustra o trabalho de Deus para lidar com os Problemas na Nova Criação . Lembrando-nos de que “ o Senhor corrige o que ama ” ( Hebreus 12:6 ), a terna mão de Deus quebrou a arrogância do autodeterminado Jacó , transformando-o em um Israel dependente de Deus , que terminou seus dias adorando enquanto se apoiava em seu cajado .
A biografia culminante , o relato quase perfeito de José , ilustra o Pináculo da Nova Criação : alguém em quem está o Espírito de Deus ! Muitas vezes apresentado como tipo do próprio Cristo , talvez José ilustre com mais precisão uma vida cheia do espírito , da qual Cristo foi o exemplo perfeito .
Isso aponta para Abraão , o principal exemplo bíblico do princípio generalizado da Peregrinação e da Nova Criação – a importantíssima verdade de que aqueles que estão em Cristo , não estão em casa , enquanto estiverem neste mundo .
... aqueles que estão em Cristo não estão em casa enquanto estiverem neste mundo .
O Patriarca da Fé
Abraão é o pai de todos os que creem ( Romanos 4:11 ; Gálatas 3:7-8 ). Embora os judeus , como descendentes de Abraão , o considerassem exclusivamente como o pai da nação , Paulo explica que devemos entender seu patriarcado em um sentido espiritual . Embora Deus não tenha abandonado a semente física de Abraão , todo crente em Cristo é participante do DNA espiritual de Abraão e herdeiro das bênçãos que fluem com base na justificação pela fé , e não em obras . Quão maravilhosamente divina foi a revelação de que o plano de Deus sempre foi abençoar toda a humanidade , e quão profundamente precisa foi a revelação da verdade de que essa bênção acabaria fluindo para a semente espiritual de Abraão pela fé , por meio dAquele que era , na realidade , sua semente física por nascimento !
11