7
O Neglenciado ORÇAMENTO
“ Planejarás prontamente um orçamento mensal” não é um mandamento bíblico, dirigido às pessoas que estão arrumando sua própria casa. Mas realizar um orçamento é tanto senso comum quanto parte de uma boa teologia do dinheiro.
Princípios Bíblicos em jogo
As Escrituras recomendam um planejamento adequado.“ Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão somente à pobreza”( Provérbios 21:5).“ Vai ter com a formiga...”( Provérbios 6:6-11).
Orçar pode nos ajudar a estabelecer prioridades com nossas finanças. Podemos querer colaborar com um melhor apoio financeiro na obra do Senhor; um orçamento nos permite ver para onde nosso dinheiro está indo e como podemos redistribuir fundos para propósitos melhores.“ Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”( Mateus 6:33).
Nós somos mordomos de tudo aquilo que Deus nos fornece, incluindo nosso dinheiro. Ele espera que o usemos com sabedoria, não de forma descuidada.“ Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito”( Lucas 16:10; ver também versículos 1-13).
Calcular receitas e despesas pode nos ajudar a desenvolver as virtudes do autocontrole e da disciplina.“ Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”( Provérbios 25:28). Quanto o nosso orçamento nos permite gastar com comer fora este mês? E se você optar por gastar dinheiro em um restaurante em vez de preparar uma refeição em casa, considere convidar alguém para se juntar a você; combine seu tratamento consigo mesmo à bênção de servir outras pessoas.
A elaboração de um orçamento nos permite identificar problemas e fazer mudanças para evitar a escravidão da dívida.“ O que toma emprestado é servo do que empresta”( Provérbios 22:7).
Providenciar as necessidades domésticas é uma responsabilidade cristã.“ Se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente
7