Finanças | Page 15

15
Medindo a vida por possessões Nosso Senhor advertiu:“ Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui”( Lucas 12:15). Estará a minha vida focada em adquirir coisas? Bens? Será que eu estou pensando que um novo carro, uma nova casa, um novo emprego, um novo isto ou aquilo me fará melhor? ou mais feliz? ou me trará respeito? Cristo alertou que a avareza está em ataque!
Fazendo da riqueza um objetivo Paulo escreveu sobre aqueles“ que querem ser ricos”( 1 Timóteo 6:9). Qualquer que seja a tradução:“ querem”,“ desejam”,“ esperam ser” ou“ almejam ser”, o ponto é o mesmo: se enriquecer é um sonho ou objetivo, estou infectado. Como mordomos, somos responsáveis ​ por usar os recursos que Ele nos confiou para Sua glória. Devemos trabalhar para comer( 2 Tessalonicenses 3:10) e devemos prover para as nossas famílias( 1 Timóteo 5:8), mas vamos examinar nossos motivos, diante do Senhor: cumprir essas responsabilidades é mesmo o meu objetivo ou a riqueza se tornou meu alvo? Eu desejo ser rico?
Efeitos colaterais
O amor ao dinheiro não será um problema isolado na minha vida. Ele levou Acã a roubar e a mentir( Josué 7:11). Satanás se aproveitou dele para“ encher” o coração de Ananias( Atos 5:3). Paulo advertiu que querer ser abastado faz com que as pessoas caiam“ em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”( 1 Timóteo 6:9). Desejar ser rico leva a sonegação de impostos, jogos de azar, práticas comerciais desonestas, negligência para com as necessidades de pais – muitas vezes idosos –, familiares e irmãos em Cristo. De fato,“ o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males”( v. 10). Quando o dinheiro se torna aquilo que controla minhas decisões, ele pode conduzir a todo tipo de pecado possível!
Prognóstico
Não é bom. O amor ao dinheiro leva a“ concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”( 1 Timóteo 6:9). Assim como a Acã e sua família, como a Ananias e Safira, ele pode me destruir, e, também, meu casamento, minha família. As pessoas“ se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”( v. 10). E é improvável que essas pessoas pensassem que as coisas terminariam dessa forma.

15