Do Egito a Canaã | Page 13

PERSISTÊNCIA carne já estava em ação . Nós nos pegamos questionando por que , já que somos salvos , tais pensamentos e desejos surgiram em nossas mentes . Percebemos que não tivemos uma " lua de mel ", por assim dizer ; a batalha com a carne foi rapidamente encontrada e seria uma luta para toda a vida .
O Cenário do Ataque
Depois do Egito e do Mar Vermelho , eles finalmente entraram no deserto de Sur , alcançando Refidim ( que significa " lugares de descanso "). Eles poderiam ter esperado por um momento de descanso e calma após os eventos recentes ; tendo escapado do Faraó , eles provavelmente não esperavam nenhum problema , principalmente outro ataque . Nós nos deleitamos com o descanso relatado em Mateus 11:28 , mas ainda devemos esperar o ataque da carne , não importa quão calma e tranquila nossa situação possa estar .
A Estratégia do Ataque
O ataque de Amaleque foi uma estratégia cruel . Moisés , quarenta anos depois , lembrou a Israel o que Amaleque havia feito quando eles saíram do Egito : " te saiu ao encontro no caminho e te derribou na retaguarda todos os fracos que iam após ti , estando tu cansado e afadigado " ( Deuteronômio 25:17-18 ). Assim também é a carne , que ataca de uma direção despercebida , onde somos mais vulneráveis ​e fracos .
A Subjugação do Ataque
Amaleque teve de ser confrontado e conquistado ; não fazer isso significaria fracasso e perda . Para nós , a carne terá de ser combatida , mas é encorajador ver que Israel não lutou sozinho . Havia recursos disponíveis para eles :
O Homem no Cume do Outeiro – Moisés
É precioso ver que o homem no cume do outeiro , supervisionando-os no vale , atravessou o deserto antes deles . Ele também os tirou da escravidão através do Mar Vermelho , deu-lhes uma canção e proveu o necessário para que pudessem viajar . No cume do outeiro ele carregava a vara de Deus . Se quisessem prevalecer , precisavam do homem na colina com o poder de Deus . Olhamos para um monte muito mais alto , o próprio céu , e vemos Aquele que é nosso Grande Sumo Sacerdote , " para agora comparecer , por nós , perante a face de Deus " ( Hebreus 9:24 ).
O Homem no Vale – Josué
Josué foi enviado por Moisés para liderar a batalha e quebrar o poder de Amaleque . O Senhor Jesus falou do Espírito Santo , " que eu da parte do Pai vos hei de enviar " ( João 15:26 ). Tanto Moisés quanto Josué eram necessários para a vitória sobre Amaleque – Moisés com a vara e Josué com a espada . Da mesma forma , precisamos do Senhor ressurreto em glória e do Espírito Santo habitando dentro de nós com os recursos que nos capacitarão a resistir à batalha e ter vitória sobre a carne . As mãos de Moisés ficaram firmes até o pôr do sol . Até que o sol se ponha e entremos na glória , sempre haverá o Homem com Suas mãos erguidas no Outeiro por nós .
As Sequelas do Ataque
Moisés disse : " haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração " ( Êxodo 17:16 ), e depois Deus os advertiu para não se esquecerem do que Amaleque havia feito ( Deuteronômio 25:17 ). Mais tarde , o rei Saul falhou em derrotar Amaleque ( Agague ), e isso acabou com seu reino ; sua vida foi reivindicada por um amalequita ( 2 Samuel 1:8-10 ). Anos mais tarde , no livro de Ester , o velho inimigo ainda estava presente em Hamã , o agagita .
Nossa vida deve ser de persistência , não de contínua derrota pela carne . Que possamos olhar para cima e ver nosso Grande Sumo Sacerdote e Advogado , lembrando que dentro de nós está o Espírito Santo , o poder residente para vencer a carne .
13