Do Egito a Canaã | Page 12

PERSISTÊNCIA

Donald Armstrong
Amaleque – A Luta Vitalícia Contra a Carne

A história do Êxodo é impressionante . Nos primeiros capítulos , Deus trabalhou para erguer um libertador , demonstrando Seu poder nas pragas , passando sobre o protegido primogênito , libertando os filhos de Israel da escravidão nos primeiros passos em direção a Canaã e lidando com os inimigos no Mar Vermelho . Não é à toa que cantaram o cântico de Moisés ( cap . 15 ). Que libertação foi a deles !

Nós também ficamos maravilhados ao considerar nossa libertação da escravidão do pecado por meio do Cordeiro de Deus e Seu sacrifício no Calvário . Nós nos deleitamos no gozo da redenção , nosso cântico eterno ( Apocalipse 5 ). Podemos ter pensado que era o fim de nossos problemas , mas ainda tínhamos grandes lições a aprender !
Para Israel , uma dessas lições foi a compreensão de que a libertação não os tornava imunes a ataques . Sua jornada não seria apenas aquela em que comeriam o maná do céu e beberiam água da rocha , mas uma que exigiria resistência em face das dificuldades . A primeira dessas dificuldades foi um ataque de Amaleque .
A Fonte do Ataque
A história remonta , 250 anos antes , ao neto de Esaú , Amaleque , nascido de Timna , uma concubina . Seu nome significa " habitante do vale ", e ele se tornou um duque poderoso . Mais tarde , Balaão descreveu Amaleque como " o primeiro [ isto é , o chefe ] das nações " ( Números 24:20 ). Assim , Amaleque nos fala não apenas da carne , mas da carne degenerada .
Nós nascemos da carne antes de nascermos do Espírito . A carne não foi embora na nossa salvação , mas estará conosco enquanto estivermos no corpo . Nunca foi removida ou reformada e tem todos os velhos desejos e ambições . Paulo nos lembra da atuação do verdadeiro caráter da carne : " prostituição , impureza , lascívia ( sensualidade ), idolatria , feitiçarias , inimizades , porfias ( contendas ), emulações ( rivalidades ), iras ( raivas ), pelejas , dissensões ( disputas ), heresias ( facções ), invejas , homicídios , bebedices , glutonarias e coisas semelhantes a estas " ( Gálatas 5:19- 21 ). A raiz de todos esses pecados está profundamente enraizada dentro de cada um de nós , e tem o potencial de se revelar se tiver a oportunidade .
O Autor do Ataque
Embora reclamassem da falta de pão e água , os israelitas moviam-se no caminho em que Moisés os guiava , " segundo o dito do Senhor ". Mesmo assim , eles não estavam imunes ao ataque de Amaleque . Andar em obediência e comunhão com Deus no caminho que Ele traçou para nós não nos torna imunes aos ataques da carne . Às vezes , em nossos momentos mais espirituais , nossa alegria é interrompida por pensamentos carnais que nos distraem e nos deixam tristes e envergonhados .
A Rapidez do Ataque
Os israelitas não demoraram muito na estrada , possivelmente apenas 30 a 40 dias de viagem do Egito . Eles mal haviam terminado a canção da redenção e recebido o maná e a água quando o inimigo os atacou . Infelizmente , nós também aprendemos , logo depois de começar nosso desfrute da salvação e da rica provisão de Deus para nossa jornada , que a
12