33
O que a Bíblia nos diz sobre os feitos desses dois( ou possivelmente três) homens? Nada de especial. Isso talvez nos diga que a humildade marcou esses homens. Eles não estavam buscando o primeiro lugar entre os apóstolos, mas parece que estavam simplesmente dispostos a servir na esfera em que foram colocados. Para eles, bastava ser como seu Mestre, de quem foi dito:“ Não clamará, nem se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça”( Isaías 42:2).
A importância extraordinária da fidelidade O que mais aprendemos sobre eles na Palavra de Deus? Eles não apenas eram seguidores do Senhor Jesus, mas também eram homens fiéis. Talvez em nosso coração possa surgir o desejo de fama, mas o que agrada a Deus é a fidelidade ao seguirmos os passos do Senhor Jesus( 1 Pedro 2:21). Vemos a fidelidade deles quando chegamos ao livro de Atos. O Senhor Jesus morreu, ressuscitou dentre os mortos e está prestes a subir, e lá estão os apóstolos, observando enquanto uma nuvem O recebe fora de sua vista( Atos 1:9). Eles voltam para Jerusalém e, nessa lista final dos doze, lemos sobre“ Tiago, filho de Alfeu, e Simão Zelote”( v. 13). O que eles estão fazendo?“ Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos”( v. 14).
Apesar de algumas circunstâncias muito desafiadoras e difíceis nas semanas anteriores, aqui estão esses homens, fiéis no que o Senhor os chamou para ser e fazer. Suas atividades de forma especial ou específica nem sequer são mencionadas nas Escrituras Sagradas, mas em devoção ao seu Senhor e Salvador, eles continuaram.
O impacto de Simão foi sentido Precisamos considerar mais duas coisas sobre Simão, o Zelote. Algumas décadas depois que o Senhor Jesus ascendeu ao céu, havia um grupo de revolucionários chamado os Zelotes que se opunha ao domínio romano sobre Israel. Embora houvesse obviamente pessoas envolvidas em insurreições antes disso, não há base para supor que Simão pertencesse a esse grupo. É mais provável que Simão fosse conhecido por seu zelo em relação às coisas de Deus, uma descrição que o apóstolo Paulo usou em sua própria defesa:“ Na verdade, sou varão judeu... e zeloso para com Deus”( Atos 22:3; veja também Gálatas 1:14). Portanto, é bem provável que Simão, o Zelote, fosse conhecido por seu zelo no serviço a Deus.
Simão, de acordo com fontes extra canônicas, viajou até o Egito, a Pérsia e o Oriente Próximo para pregar o evangelho e foi martirizado em algum momento. Lembre-se, isso não está na Bíblia, mas vem da tradição. Obviamente, sabemos que a mensagem do evangelho foi colocada nas mãos de Simão, o Zelote, e dos outros apóstolos pelo Senhor Jesus pouco antes de Ele ir para o céu:“ Ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”( Atos 1:8).
Hoje somos gratos por homens como Tiago e Simão, que estavam dispostos a ser seguidores fiéis do Senhor Jesus, obedientes às Suas ordens. Que Deus nos ajude a fazer o mesmo.
33