Discípulos | Page 32

32

Mais dois Tiagos e o outro Simão

Quando você ouve certos nomes bíblicos mencionados, histórias bem conhecidas vêm imediatamente à mente. Moisés atravessou o Mar Vermelho, Davi matou Golias e Pedro andou sobre as águas. Mas, neste artigo, estamos considerando homens cuja fama não é tão óbvia ou aparente. Eles são relativamente desconhecidos cujos nomes aparecem nas Escrituras Sagradas, portanto, devemos nos fazer esta pergunta: Que lições podemos aprender com eles?
A introdução surpreendente Você consegue se imaginar se apresentando sempre como“ Bob, o Menor”? Talvez esse tenha sido o caso de um homem que encontramos mencionado brevemente no relato de Marcos sobre a crucificação:“ Havia também mulheres que estavam olhando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, de José e Salomé”( Marcos 15:40).
Ou o que dizer de Simão, o Zelote?( Lucas 6:15). Pode-se perguntar a Simão: Zeloso de quê? Ou o que dizer de Tiago, filho de Alfeu? Quem era Alfeu?
Alguns estudiosos sugerem que Tiago, o Filho de Alfeu, e Tiago, o Menor eram a mesma pessoa, mas não podemos ser dogmáticos quanto a isso. O que é óbvio para nós é que Tiago, o Menor, era conhecido dessa forma, pelo menos para o público de Marcos.
Levando em consideração os diferentes relatos dos Evangelhos sobre aqueles que estavam ao lado da cruz, é possível que o Cléofas mencionado em João 19:25 como marido de Maria também fosse chamado de Alfeu.( Talvez Cléofas seja a designação hebraica e Alfeu a grega). Se esse for o caso, estamos lidando com um homem que foi um dos doze apóstolos e que tinha uma mãe piedosa que permaneceu perto da cruz quando o Senhor Jesus foi crucificado, mesmo quando os apóstolos fugiram do local. Considere as conversas que Tiago teria tido com sua mãe sobre as últimas horas do Senhor Jesus e como isso o teria impactado espiritualmente.

32

A suposta insignificância desses seguidores Como é a sensação de estar em um círculo de amigos e sempre ser mencionado por último? Observe que nas quatro listas dos doze apóstolos, Tiago, filho de Alfeu, e Simão, o Zelote, aparecem sempre entre os quatro últimos. Agora, isso não quer dizer que eles não eram importantes, pois sabemos que os Doze foram todos chamados“ para que estivessem com ele, e para que ele os mandasse a pregar, e a ter poder para curar enfermidades e expulsar demônios”( Marcos 3:14-15). Portanto, esses homens que eram seguidores do Senhor Jesus não eram nada insignificantes, embora não fossem tão conhecidos como alguns de seus colegas apóstolos.