8
Maria de BETÂNIA
Um perfil de humildade, fé e devoção
Introdução Maria morava com seu famoso irmão Lázaro e sua assertiva irmã Marta em Betânia, um vilarejo na encosta do Monte das Oliveiras que João chama de“ a aldeia de Maria e de sua irmã Marta”. Maria poderia ter sido ofuscada por seus irmãos mais proeminentes, mas o Espírito Santo escolheu tecer sua bela história como um tributo duradouro à sua fé e devoção. Ao observar suas interações com o Senhor Jesus, aprendemos o valor de cultivar uma compreensão espiritual mais profunda e um relacionamento pessoal mais próximo com o Salvador. Encontramos Maria de Betânia pelo nome três vezes nos Evangelhos e, em cada caso, o autor mostra sua humildade relacionando suas ações aos pés de Cristo. Ao estudarmos seus encontros com o Senhor Jesus, observaremos como cada ocasião destaca uma faceta diferente de seu caráter gracioso.
8
Sentado a Seus Pés: Aprendendo( Lucas 10:38-42)
A primeira interação registrada de Maria com Cristo ocorreu na casa de sua irmã Marta. Marta convidou o Senhor para entrar e fazer uma refeição. Enquanto Marta estava ocupada preparando o jantar, Maria sentou-se aos pés do Senhor e ouviu Seus ensinamentos. Marta estava“ distraída em muitos serviços”( Lucas 10:40) e ficava cada vez mais irritada porque sua irmã não a ajudava. Aparentemente esquecendo-se de com quem estava falando, Marta repreendeu o Senhor, acusando-O de não se importar com o fato de Maria estar sentada a Seus pés enquanto ela fazia todo o trabalho. Mas o Senhor confirmou a escolha de Maria, dizendo a Marta:“ Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”( v. 42).
Maria viveu em um mundo que desvalorizava e marginalizava as mulheres. No entanto, desde a primeira página das Escrituras, aprendemos que Deus criou tanto o homem quanto a mulher à Sua imagem e deu a ambos os gêneros um relacionamento vertical igual com Ele. O Novo Testamento