36
Deus é fiel, não importa o que você ou eu façamos; Ele é quem diz que é, e faz o que diz que fará.
sucinta:“ Se formos infiéis, ele permanece fiel”( 2 Timóteo 2:13), e ilustra esse ponto com mais detalhes em Romanos( 3:3-4; 8:35-39). Essa certeza não é uma tentação para pecar sem medo das consequências, mas, sim, um encorajamento para permanecer firme ou abandonar o pecado e retornar a Deus( seja um santo ou um não salvo). Deus é fiel, não importa o que você ou eu façamos; Ele é quem diz que é, e faz o que diz que fará. Isso é fundamental para a maturidade e o serviço cristão – muito mais importante do que quem eu sou é Quem Deus é.
Observe que a fidelidade de Deus está sempre ligada ao que Ele diz( promete) ou faz. Tiago nos diz que a fé sem obras é morta( 2:17) e, por isso, é vital entender que a fidelidade de Deus é dinâmica, viva e operante, não algo imóvel e impassivelmente estático diante do sobe e desce de nossas vidas.
A Bíblia termina com a verdade de que Deus é fiel. João vê um cavalo branco montado pelo Senhor Jesus Cristo em julgamento para a terra, e Seu primeiro título na descrição vívida é“ Fiel e Verdadeiro”( Apocalipse 19:11). Cristo é e será visto como a prova tangível de que Deus é fiel. O terrível julgamento das nações, da besta e do falso profeta ocorre antes da instituição de Seu reinado milenar. Toda a Escritura nos é dada para mostrar que Deus é fiel – na criação, em Suas promessas, em Suas palavras e ações reveladas quando Cristo caminhou nesta terra até a cruz, até o momento do julgamento final. Cada um de nós precisa“ agarrar-se à fidelidade de Deus”, enquanto vivemos nossas vidas confusas, e provaremos que esta é a chave para receber o alto elogio de Deus:“ Muito bem, servo bom e fiel”( Mateus 25:23)!
36