Deus | Page 35

35
de Deus estejam entrelaçadas, à medida em que Ele as demonstra em plenitude. Todas elas significam que Deus é imutável e constante, mas a Bíblia nos lembra repetida e especificamente que Deus é fiel.
Talvez o que se destaca de forma única sobre a fidelidade de Deus é que ela é a qualidade a que podemos nos apegar quando circunstâncias difíceis, dúvidas ou pecado obscurecem nossa percepção de quem é Deus, e nossa confiança Nele vacila –“ retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu”( Hebreus 10:23). É como Deus se descreveu a Moisés no Sinai( veja Êxodo 34:6) enquanto ele estava na Sua presença com um segundo conjunto de tábuas de pedra, lembrando a quase aniquilação da nação de Israel devido ao seu pecado com o bezerro de ouro. A fidelidade de Deus foi o que encorajou Jeremias em sua provação pessoal e lamentação sobre a destruição de Jerusalém:
“ Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim. Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade”( Lamentações 3:19-23).
A fidelidade também é um atributo de Deus que nos permite permanecer em um relacionamento com Ele, apesar de nossa tendência para o pecado. Todos os dias você e eu enfrentamos a tentação de pecar, por isso Paulo escreve:“ Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”( 1 Coríntios 10:13). Muitas vezes, olhamos para dentro de nós mesmos e vemos fraqueza e nos sentimos impotentes para resistir à tentação, mas essa é uma perspectiva errada que leva, quase certamente, ao fracasso. Em vez disso, se“ nos agarrarmos à fidelidade de Deus” e procurarmos em Deus a saída ou a força para resistir, então o mandamento de“ resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”( Tiago 4:7) não será apenas uma fantasia que almejamos, mas uma realidade em nossas vidas. No entanto, quando falhamos e pecamos, a fidelidade de Deus ainda nos alcança. João escreveu:“ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”( 1 João 1:9). Deus valoriza o relacionamento conosco e, portanto, sempre haverá esta provisão para que o cristão seja restaurado à comunhão completa por Ele.
Isso nos leva a considerar um possível desafio à afirmação de que Deus é fiel: nosso pecado poderia tornar Deus infiel? Paulo dá uma resposta

35