O REI com a autoridade de um trono eterno . O Rei eterno reinará um dia nesta terra e , embora isso ainda seja futuro , Cristo nunca relegou Seu poder , autoridade ou soberania como Rei eterno . Sua posição como Rei deve levar-nos a nos submeter à Sua autoridade , poder e vontade .
Determinado a Dar
Foram as palavras de um anjo à uma jovem assustada que proclamaram o propósito do nosso Rei modelo . Lemos em Mateus 1:21 que Sua razão de vir a esta terra foi para " salvar o Seu povo dos seus pecados ". Ele foi chamado de " o Salvador , que é Cristo , o Senhor " pelos anjos que alegremente anunciaram Seu nascimento a um grupo de pastores ( Lucas 2:11 ), e quando Simão o segurou em seus braços , ele proclamou : " Meus olhos viram a Tua salvação " ( Lucas 2:30 ).
Os magos viajaram para encontrar o bebê na manjedoura e sabiam que Ele era digno de adoração , enviado por Deus para cumprir um propósito nesta terra . Eles vieram para oferecer presentes a Ele , mas provavelmente não teriam pensado que aquele bebê , anos depois , declararia que Ele " não veio para ser servido , mas para servir e para dar a Sua vida em resgate de muitos " ( Mateus 20:28 ). Geralmente , o rei é aquele que recebe , e não aquele que vive para servir , mas com Cristo era muito diferente .
Quando lemos sobre os longos quilômetros percorridos , o cansaço , a fome e as lágrimas , não são apenas aspectos da humanidade do Senhor Jesus Cristo que podemos apreciar ; vai muito além de tudo isso . No livro dos Salmos , lemos sobre o " Rei da Glória " em toda a Sua majestade e poder . Salmo 24 nos leva a um dia futuro , quando Cristo o Rei reinará , e temos um vislumbre da grandeza e majestade do Senhor , o Rei da glória . É impressionante que esse mesmo Rei da glória do Salmo 24 tenha vindo a este mundo e dado Sua própria vida por nós .
Merecedor de Tudo o que Podemos Oferecer
A cena final da vida do Senhor Jesus Cristo foi de total rejeição . Quando Cristo se apresentou diante de Pôncio Pilatos , as acusações foram arrojadas e os governantes religiosos disseram : " Havemos achado este pervertendo a nossa nação , proibindo dar o tributo a César e dizendo que ele mesmo é Cristo , o rei " ( Lucas 23:2 ). Em vez de dar a Ele a glória que Ele merecia , eles deram-Lhe uma coroa de espinhos . Ao invés de receber louvor , Ele foi zombado , ridicularizado e insultado .
Qual é a nossa reação quando olhamos para Jesus Cristo , o Rei modelo ? Damos a Ele a glória e o louvor que Lhe são devidos ? Regozijemo-nos hoje em saber que Cristo vive e reina , que Ele foi vitorioso sobre a morte e que Sua vontade e propósito para nós e para este mundo serão cumpridos .
É fácil permitir que nossas vidas se modelem ao que é popular ou atraente para nós hoje . Mas o desafio é este : Eu admiro , amo e aprecio o Senhor Jesus Cristo o suficiente para que minha vida se conforme ao modelo Daquele que está assentado no trono ? Que nossos corações e almas se despertem e cantem do nosso incomparável Rei , que morreu por nós .
9