Cristo - Nosso Modelo | Page 10

O HOMEM

Pat Abbaticchio

Nosso Senhor Jesus mesmo efetuou a

libertação do homem pela verdade do evangelho , pela palavra da cruz e pela ressurreição . Ele liberta o homem da escravidão do pecado e do diabo , concedendo uma nova vida pelo Seu sacrifício . Por meio da fé Nele e pelo poder de Deus , Ele cria o novo homem " em verdadeira justiça e santidade " ( Efésios 4:24 ). A pessoa se torna adoradora de Deus " em espírito e em verdade " ( João 4:23 ). Ela se torna como nosso Senhor , o Homem modelo . Quando o Senhor exortou os discípulos ( e , por extensão das Escrituras , nos exorta também ) a " como eu vos fiz , façais vós também " ( João 13:15 ), Ele não se referiu ao único ato de lavar os pés , mas a todo o padrão de Sua vida , uma vida de humildade no serviço . Nosso Senhor Jesus , como Homem modelo , é o exemplo a ser seguido ; Ele também é a causa eficiente que possibilita esta vida . Seguir o padrão só é possível por meio da nova vida transmitida pela vontade do Pai , pela obra do Filho e pela aplicação do Espírito por meio da fé . Só então podemos encontrar forças para fazer o que Paulo exorta : " se há algum conforto em Cristo , […] cada um considere os outros superiores a si mesmo . [...] De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus " ( Filipenses 2:1-5 ).
A humildade é definida como a postura de se rebaixar em relação aos outros e reconhecer o seu lugar no contexto . Para os cristãos , é o reconhecimento de si mesmo em relação a Deus . A palavra " humildade " vem do latim humilitas , etimologicamente ligado à humilis , aterrado , baixo , ou " da terra ", derivado de húmus – terra . Infelizmente , nós , como crentes , muitas vezes deixamos de lembrar da nossa própria fragilidade , seja no contexto da família , do trabalho , da igreja , ou mesmo quando ela se manifesta em nossa postura de oração . Nós assenhoramos nossa autoridade , nos gabamos de nosso conhecimento , maldizemos e dividimos . Por outro lado , Deus , como nosso Criador , sabe como somos feitos , " Pois ele conhece a nossa estrutura ; lembrase de que somos pó ", isto é , da terra – húmus ( Salmos 103:14 ; Gênesis 2:7 ). O narcisismo , que é a busca da gratificação pessoal juntamente com a admiração pelos próprios atributos , e a hubris , que é a arrogância , o orgulho extremo e superestimação de si mesmo , são a antítese total da humildade . O Homem modelo descrito em Filipenses é diametralmente oposto ao narcisismo e à hubris . Ele " não julgou como usurpação o ser igual a Deus ; antes , a si mesmo se esvaziou " ( ARA ). As palavras gregas , kenosis e doulos comunicam a verdade " assumindo a forma de servo " e explicam como Ele foi obediente a Deus . Essas características definidoras de Cristo , longe de serem marcas exclusivas de Suas ações terrenas , são postuladas pelo apóstolo como características-chave da cruz do Calvário e como o incentivo supremo de humildade para os cristãos . O escritor assevera que esta característica fundamental da vida e morte de Cristo , ou seja , a humildade , é a marca do Homem modelo – o nosso próprio Senhor , e deveria ser a marca de todo cristão , homem ou mulher , que seja como o Mestre .
A questão natural , então , é : se Cristo , como o Homem modelo , é , primeiramente , caracterizado quanto à Sua humildade , como
10