A Igreja | Page 18

CANDEEIRO

David Petterson

Por cada igreja próspera , rendemos graças ao Senhor , mas há muitas outras que estão atravessando dificuldades , e talvez seja difícil responder por quê . Alguns testemunhos são vibrantes e crescentes e nos alegramos com eles . Alguns estão vacilantes e turvos e o grito sai : " Senhor , haja luz !".

A metáfora final neste estudo é a figura do candeeiro . Depois que João enviou suas saudações às sete igrejas na Ásia ( Apocalipse 1:4 ), ele viu , em uma visão , sete candeeiros de ouro com a explicação de que " os sete candeeiros são as sete igrejas " ( Apocalipse 1:20 ARA ).
O propósito do candeeiro
O propósito óbvio de cada candeeiro é ser um portador de luz . Qual é o propósito dessa luz ? O que essa luz pretende revelar ? João escreve que viu , no meio dos candeeiros , " um semelhante ao Filho do Homem " ( Apocalipse 1:13 ). A descrição a seguir mostra que Aquele que João viu foi o Senhor Jesus Cristo . Portanto , cada candeeiro tinha o privilégio e a responsabilidade de lançar luz sobre o Senhor Jesus .
Pare um momento para avaliar o testemunho na sua igreja local . A responsabilidade ( sua e dela como um todo ) de lançar luz sobre o Salvador tem sido cumprida ? Uma igreja brilha na mesma medida em que aqueles dentro dela manifestam Cristo . Será que o nosso comportamento , nossa pregação , nosso ensino , nosso tratamento mútuo , nossa atividade iluminam o Senhor Jesus para que os outros O vejam através de nós ? Quando pregamos o evangelho , O apontamos como o único Salvador ? Quando ensinamos Sua Palavra , é Cristo que recebe honra ? Quando nos reunimos em memória dele , realmente nós adoramos e O glorificamos ? Em nossas interações uns com os outros , existe uma semelhança com Cristo que os outros podem observar claramente ?
O fato de o Senhor Jesus ser visto andando entre os candeeiros ( Apocalipse 2:1 ) demonstra não apenas que Ele é revelado por cada testemunho , mas que Ele avalia cada testemunho . Para cada um dos sete , Ele diz algumas coisas que demonstram Seu conhecimento da sua fidelidade a Ele – ou a falta dela . Enquanto Ele caminhava entre os sete , havia uma igreja que estava prestes a perder o privilégio de ser um candeeiro . O Senhor disse à igreja em Éfeso : " Tenho , porém , contra ti que abandonaste o teu primeiro amor . Lembra-te , pois , de onde caíste , arrepende-te e volta à prática das primeiras obras ; e , se não , venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro , caso não te arrependas " ( Apocalipse 2:4-5 ARA ). O que foi aquele " primeiro amor "? Era seu amor por Cristo ou seu amor um pelo outro ? Provavelmente as duas coisas , pois como você pode amar a Cristo e não amar a seus irmãos e irmãs em Cristo ?
Exteriormente , Éfeso estava fazendo tudo certo . Talvez os cristãos estivessem comparecendo às reuniões regularmente , os homens participassem publicamente e as mulheres estivessem em silêncio como
18