CORPO este que percebemos que todos precisamos uns dos outros e que todos têm um papel crucial a cumprir .
Paulo pergunta aos coríntios : " Porventura , são todos apóstolos ? São todos profetas ? São todos doutores ? São todos operadores de milagres ? Têm todos o dom de curar ? Falam todos diversas línguas ? Interpretam todos ?" ( 1 Coríntios 12:29-30 ). A resposta implícita a essas perguntas é : " Não !" A igreja é diversificada , assim como um corpo .
Três coisas seriam úteis , portanto , para manter em mente . Primeiro , nenhum cristão deveria fazer tudo . Deus não pretendia que um homem ou uma mulher fizesse todo o trabalho necessário em uma igreja local , assim como Ele não queria que nenhuma parte do corpo fizesse tudo no corpo . Paulo disse : " Porque também o corpo não é um só membro , mas muitos " ( 1 Coríntios 12:14 ). Em segundo lugar , cada cristão não deveria estar fazendo de tudo . Isso geralmente se reflete em algumas igrejas no que diz respeito a falar em público . Nem todo irmão tem o dom de pregar o evangelho , mas todos " têm sua vez ". Nem todo irmão deve necessariamente pregar e ensinar publicamente . Terceiro , todo crente deve estar fazendo algo , mesmo que pareça pouco . Paulo escreve : " O olho não pode dizer à mão : Não tenho necessidade de ti ; nem ainda a cabeça , aos pés : Não tenho necessidade de vós . Antes , os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários " ( 1 Coríntios 12:21-22 ). Ninguém é insignificante na igreja local , assim como nenhuma parte do corpo é dispensável .
O Corpo e a Unidade
Paulo diz em 1 Coríntios 12:12 que " o corpo é um ". Somos um em Cristo , mas somos um em propósito ? Demonstramos essa unidade na prática na igreja local ? Estamos reservando tempo para nos reunirmos , orarmos juntos , lembrarmos do Senhor juntos , trabalharmos juntos , alcançarmos almas juntos etc .?
Estamos envolvidos nas vidas uns dos outros ? As pessoas olhariam para a sua igreja e diriam : " Eles são um corpo unido de cristãos "? Existem centenas de coisas ou mais que podem nos dividir e , infelizmente , permitimos ou criamos essas divisões por meio de ações carnais , palavras nocivas ou atitudes altivas . As coisas prejudiciais que podemos fazer uns aos outros em uma igreja local trazem danos a nós mesmos , pois " o corpo é um ". Paulo acrescenta : " se um membro sofre , todos sofrem com ele " ( 12:26 ARA ).
O Corpo e a Maturidade
Assim como o corpo humano cresce , se desenvolve e amadurece , também essa maturidade deve ser demonstrada " no corpo de Cristo " ( observe o artigo ). Em Efésios 4 , Paulo , falando da igreja , introduz a metáfora do corpo novamente , afirmando seu desejo de que " todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus , a varão perfeito , à medida da estatura completa de Cristo , para que não sejamos mais meninos inconstantes " ( vv . 13-14 ). Como cristãos em uma igreja local , devemos ser uma expressão desse crescimento e maturidade , a qual é especialmente demonstrada em nosso comportamento uns para com os outros .
A metáfora é rica e de longo alcance em sua aplicação . Temos a honra de fazer parte desse corpo , pois a igreja é , figurativamente falando ,
" corpo de Cristo ".
Somos um em
Cristo , mas somos um em propósito ?
17