Socorro | Page 7

que sentimos quando enfrentamos e abandonamos nosso pecado – é o verdadeiro “ arrependimento para a salvação , da qual ninguém se arrepende ”. A confissão nos aproxima do nosso Pai celestial , traz perdão e purificação e restaura a comunhão ( 1 João 1:10 ; Tiago 4:8-10 ). Em contraste , a tristeza do mundo surge de odiar as consequências dolorosas do pecado , mas não o pecado em si . A tristeza mundana só leva as pessoas de Deus para o leito de morte do ressentimento e do remorso . A amargura do pecado levou Pedro ao arrependimento piedoso , e o Senhor o perdoou ( Mateus 26:74-75 ); levou Judas ao remorso mundano , e ele se enforcou ( Mateus 27:5 ).
Conclusão
Tiago começou esta seção escrevendo : “ Está alguém entre vós sofrendo ? Faça oração ” ( 5:13 , ARA ). A depressão nos convence a pensar que estaríamos melhor sozinhos ; seu auto-isolamento , ao contrário , só piora nosso sofrimento . Se , em vez disso , fizermos um esforço consciente para desviar a atenção e reavivar nossos relacionamentos com os outros , a depressão começará a desaparecer . Como cristãos , somos filhos do nosso Pai celestial e servos do nosso Senhor Jesus Cristo . Ele é a nossa Rocha , nosso Pastor e nosso Ajudador ( Salmos 18:2 ; 23:1 ; 54:4 ). Assim , começamos desnudando nossas almas a Este Conselheiro , porque Ele não pode falhar e nunca nos abandonará ( Isaías 9:6 ; Hebreus 13:5 ). Começamos orando a Ele por força , sabendo que Ele se aproxima dos quebrantados de coração e os sara
( Salmos 34:18 ; 147:3 ).
Os relacionamentos se fortalecem por meio da comunicação – uma via de mão dupla . Não apenas falamos com Deus em oração , mas também O ouvimos falar conosco em Sua Palavra poderosa , transformadora e que derrota a depressão ( 2 Coríntios 3:18 ; Hebreus 4:12 ). O Espírito Santo encheu a Bíblia com orientação e consolo para os aflitos e abatidos . Na verdade , podemos não ter vontade de ler a Bíblia no início . E , se ainda estivermos usando os óculos escuros da depressão , podemos nos sentir pior quando começarmos a ler . Na escuridão , o que podemos ver na Palavra de Deus parece nos condenar ainda mais . Pela fé , no entanto , continuamos lendo , de preferência com a ajuda de alguém que pode nos ajudar a ver todo o espectro de luz das Escrituras . Então , os raios terapêuticos começam a brilhar em nosso desânimo e desespero . As emoções não podem nos desviar se permanecermos ancorados na firme e imutável Palavra de Deus . Ao passo que as Escrituras aumentam nossa fé , começamos a nos apegar mais firmemente a Deus ; ao nos concentrarmos em Cristo , a adoração transformadora começa a fluir . Nossas lutas nos aproximam Dele ( Romanos 5:3- 5 ; 1 Pedro 1:6-7 ). A miséria e a solidão da depressão tornam as promessas de Deus ainda mais preciosas : “ A minha carne e o meu coração desfalecem ; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre ” ( Salmos 73:26 ); “ O choro pode durar uma noite , mas a alegria vem pela manhã ” ( Salmos 30:5 ).
7