Socorro | Page 5

DEPRESSÃO E ANSIEDADE
Na maioria dos casos , eles sofreram não porque eram pecadores sob o julgamento divino , mas porque eram humanos sob intensa pressão . Jó perguntou : “ Por que se dá luz ao miserável , e vida aos amargurados de ânimo , que esperam a morte , e ela não vem ; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos ” ( Jó 3:20-21 ). Moisés disse honestamente ao Senhor : “ Eu sozinho não posso levar a todo este povo , porque muito pesado é para mim . E , se assim fazes comigo , matame [...] e não me deixes ver o meu mal ” ( Números 11:14-15 ). Ouça Davi enquanto ele implora pela misericórdia de Deus : “ Já estou cansado do meu gemido ; toda noite faço nadar a minha cama ; molho o meu leito com as minhas lágrimas ” ( Salmos 6:6 ). Mais tarde , ele escreveu : “ Tu contaste as minhas vagueações ; põe as minhas lágrimas no teu odre ; não estão elas no teu livro ?” ( Salmos 56:8 ). Debaixo de um zimbro , Elias orou desanimado : “ Já basta , ó Senhor ; toma agora a minha vida , pois não sou melhor do que meus pais ” ( 1 Reis 19:4 ). E Paulo , por um breve período , disse que , junto com Timóteo , foram “ sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar , de modo tal que até da vida desesperamos ” ( 2 Coríntios 1:8 ).
Conselho de Tiago
A depressão , quando principalmente na forma de luta espiritual , pode ser resolvida com a leitura cuidadosa das Escrituras , oração dependente e tempo . Deus pode curar por intervenção direta sem intermediário , e às vezes o faz . As Escrituras , no entanto , fornecem muitos exemplos de como Deus usa os meios para trazer ajuda e cura . Quando a depressão não se resolve sozinha , precisamos aproveitar todos os meios que Deus fornece para promover a recuperação . Em doenças prolongadas ou difíceis ( aqui um termo amplo para problemas físicos e espirituais ), Tiago aconselha a chamar os anciãos , ungir com óleo , orar com fé e confessar o pecado ( Tiago 5:13-20 ). Estes são os meios : aceitar conselhos sábios , acolher a oração de intercessão , considerar a terapia médica e identificar o pecado potencial .
“ Está alguém entre vós doente ? Chame os presbíteros da igreja , e estes façam oração sobre ele , ungindo-o com óleo , em nome do Senhor .” ( v . 14 , ARA ) O cuidado de pastor de outros salvos ajuda muito as pessoas com depressão . Seu trabalho mais eficaz é a oração de intercessão ; Tiago diz que ela “ pode muito em seus efeitos ” ( v . 16 ). Mas ele também sugere que , como anciãos , eles usarão sua experiência espiritual para dar conselhos sábios . Eles aprenderam a verdade e podem “ trazer de volta ” aqueles que se desviam dela ( 5:19-20 ). Eles percebem , contudo , que chavões e conversas estimulantes não curam a depressão instantaneamente ; ao invés disso , eles trabalham com mansidão e sensibilidade , primeiro simplesmente “ chorando com os que choram ” e levando suas cargas ( Romanos 12:15 ; Gálatas 6:1- 2 ).
Qualquer cristão atencioso que ouve , ora e oferece sabedoria da Bíblia é extremamente útil para pessoas deprimidas . Em casos difíceis , entretanto , os conselheiros profissionais fornecem introspecções essenciais e ferramentas que tornam a recuperação mais provável . Visto que a depressão distorce o pensamento , conselheiros habilidosos nos ajudam a identificar falsas crenças sobre nós mesmos e o mundo , modificar essas crenças e , então , testar as novas crenças por meio de mudanças planejadas de comportamento . Conselheiros cristãos que baseiam suas recomendações nas
5