Socorro | Page 12

DIFICULDADES NO CASAMENTO

A . J . Higgins

Há mais de 300 anos , a frase “ Os tolos se precipitam onde os anjos temem pisar ” foi escrita por Alexander Pope . Embora haja um mínimo de sabedoria convencional inserida na frase enérgica , há também o lembrete do dilema que todo pastor enfrenta : quando devo intervir e quando devo esperar ?

Esse problema de discernimento aplicase a praticamente todas as situações da vida da igreja de Deus . Muitos problemas se resolvem com o tempo . Às vezes , uma abordagem agressiva pode transformar algo menor em um grande problema . Em contraste , quem entre nós não olhou para trás e lamentou não ter lidado com um problema antes ?
Agora adicione outra camada de complexidade e perigo à sua tomada de decisão . O problema envolve um relacionamento entre dois cristãos . Você corre o risco de ser acusado de se intrometer , por um lado , ou de ser insensível e ignorar suas necessidades , por outro .
Agora , acrescente a dificuldade de esses dois cristãos serem casados ​um com o outro e a questão envolve seu casamento . Você pode estar pensando na advertência do sábio homem sobre se intrometer nos assuntos dos outros e se preocupar que o “ cão ” vá morder você ( Provérbios 26:17 ). Mas o amor cristão e o cuidado do pastor lembram a você que o bem-estar dos outros é algo que diz respeito a você . Paulo nos exorta a “ levar as cargas uns dos outros ” ( Gálatas 6:2 ) por amor . Não podemos , como um avestruz , enfiar a cabeça num buraco e fingir que o desastre não está se aproximando . Algumas Diretrizes
Todos nós preferiríamos que aqueles com problemas conjugais abordassem a liderança ao invés de um dos pastores ter de tomar a iniciativa . Infelizmente , muitas vezes não temos conhecimento de nenhum problema até que a terrível palavra que começa com “ D ” comece a circular entre nós . Aí já é tarde demais !
Se for óbvio que há conflito conjugal , o irmão que toma a iniciativa deve ser alguém que já tenha uma conexão com o casal . Eles devem saber que você se preocupa por causa de um histórico de preocupação . Se não houve interação , ou nenhuma tentativa de nutri-los como crentes , é muito improvável que o seu interesse repentino seja recebido com uma recepção calorosa .
A confidencialidade é crucial . Se o seu envolvimento em suas vidas pessoais for bem-vindo , você deve manter sigilo absoluto . Existem limites para isso , no entanto , e estes devem ser esclarecidos . Pode haver problemas de tal natureza que a liderança precisa estar ciente deles . Além dessa possibilidade , o que é discutido deve ser mantido em sagrado segredo .
Salomão exortou qualquer pessoa envolvida em aconselhamento a ter muito cuidado ao ouvir os dois lados de uma história ( Provérbios 18:17 ). Isso requer a habilidade de ouvir . Se você é uma pessoa que tem todas as respostas , é provável que não seja capaz de “ ouvir ” como deveria . Ouvir envolve paciência . Também envolve a consciência de que não é provável que você ouça toda a história da primeira vez . Você ,
12